O Hyundai Bayon apresenta um design único que o torna distinto no segmento dos B-SUV. O SUV mais compacto da marca coreana, foi atualizado esteticamente recentemente, mantendo-se ao mesmo tempo espaçoso e funcional
Representante do segmento B-SUV, o Bayon partilha com a terceira geração do Hyundai i20 a plataforma e a mecânica.
Pouco mais de três anos depois de chegar a Portugal, o exterior recebeu um conjunto de actualizações estéticas com vista a torná-lo mais atual e elegante. Com especial incidência na parte frontal, com uma linha contínua horizontal em luz led, novo formato dos faróis e uma grelha redesenhada.
A atualização também abrangeu o interior: o condutor passa a contar com um painel digital de 10,25” atrás do volante e um ecrã de navegação de 10,25” de série, ambos configuráveis conforme o modo de condução.
A conectividade está também mais presente com a mais recente atualização da telemática Bluelink, exclusiva da marca, além dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay presentes nos smartphones, sendo que estes passam a poder contar com carregamento sem fio. Em acréscimo, estão disponíveis também portas normais de carregamento à frente e na zona traseira.
A renovação do interior melhorou a percepção visual, mantendo, no entanto, a habitabilidade e a ergonomia.
No lado prático, apenas a profundidade dos assentos dianteiros pode afetar o conforto dos ocupantes com pernas mais curtas, enquanto a visibilidade e o acesso aos comandos mais usados permanecem funcionais e intuitivos, mesmo durante a condução.
Em largura e altura, o banco traseiro oferece um bom espaço para um modelo deste segmento, mas peca por não ter um banco traseiro deslizante, que permitiria ajustar o espaço para as pernas ou a capacidade da mala.
A bagageira, com 411 litros e dois níveis de piso, não é das mais pequenas da categoria, mas também não se destaca pela sua volumetria.
Dinamicamente, o Bayon oferece uma experiência de condução agradável, sendo suficientemente confortável na maioria das situações. Embora não seja particularmente ágil, as suas reações são previsíveis.
Para aumentar a segurança, conta com um sistema que mantém o veículo centrado na faixa de rodagem, além de um alerta de prevenção de colisão frontal, que aciona automaticamente os travões quando necessário. Esta funcionalidade é capaz de detetar tanto automóveis como peões e ciclistas.
A gama do Bayon oferece apenas um motor de 3 cilindros e 998 cc, disponível com caixa manual de seis marchas ou automática de sete, destacando-se mais pelo binário do que pelos 99 cv anunciados.
Com 172 Nm de binário, grande parte proveniente do apoio de um pequeno motor elétrico alimentado por uma bateria de 48 V, este monovolume compacto com características de crossover consegue apresentar consumos interessantes em percursos mistos, que incluam cidade e alguma auto-estrada.
Embora o consumo combinado seja anunciado como 5,5 litros, é de esperar que as médias reais fiquem ligeiramente acima dos 6 litros. O modelo está disponível numa única versão Premium, equipada com diversos recursos.
Impressões
O Hyundai Bayon é uma opção de SUV no segmento B, ideal para utilizadores que partilham o veículo com fins familiares. Entre os seus pontos fortes destacam-se o design distinto, a tecnologia e conectividade de ponta, e um nível elevado de equipamento, com especial ênfase na segurança.
Embora o desempenho não se destaque de forma excecional, o comportamento do motor, devido ao seu elevado binário, é bastante agradável, proporcionando consumos razoáveis em percursos mistos e numa utilização pouco exigente.
Um típico B-SUV de entrada, com características aprimoradas, presença inovadora e uma solução ideal para quem já não recorre ao gasóleo, mas ainda não opta pela eletrificação total.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Hyundai Bayon 1.0 T-GDi Premium TT DCT 1.0 102 cv
Custo de aquisição | 24392 euros |
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Renda 36 meses | 655 euros |
Renda 48 meses | 607 euros |
Motor a gasolina | 998 cc / 3 cilindros |
Potência | 112 cv / 5.500 rpm |
Binário | 172 Nm / 1.500 rpm |
Consumo | 5,5 l/100 km |
Emissões CO2 | 125 g/km |
*Valores Ayvens. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |