A grande e principal, a novidade do renovado Hyundai i40 é a oferta de 5 anos ou 100 mil quilómetros de manutenção programada, a que se junta a garantia de 5 anos sem limites de quilómetros, 5 anos de assistência em viagem e 5 anos de check-ups anuais gratuitos realizados num reparador autorizado Hyundai (RAH).
A geração lançada em 2011 conta a partir de agora com uma nova grelha hexagonal que exigiu a remodelação das ópticas, pára-choques dianteiro e luzes de nevoeiro que são em led.
Além deste alinhamento com a nova imagem da família Hyundai, o i40 viu melhorado o desempenho dos motores, com aumento da capacidade de resposta e maior eficiência, além de contar também com uma nova transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades (DCT).
Não se verificam grandes alterações estruturais ou alterações nas dimensões e capacidades, mas foram introduzidas novas tecnologias de segurança e mais ajudas à condução.
Mecanicamente, registou-se a evolução para o Euro6 dos dois motores a diesel com 115 e 141 cv.
A versão de maior potência (141 cv) é naturalmente a que garante também melhor binário 340 Nm, a partir de apenas 1.750 rpm. A transmissão automática (DCT) de 7 velocidades tem também controlo sequencial através da alavanca seletora ou de patilhas sob o volante.
Quanto ao motor diesel 1.7 de 115 cv, oferece um binário de até 280 Nm logo a partir das 1250 rpm. Este motor está equipado com transmissão manual de 6 velocidades na Station Wagon i40 e, com a ajuda do sistema ISG (Start&Stop), garante emissões de CO2 a partir de 110 g/km, para um consumo homologado de 4,2 l/100 km.
Projectado e construído na Europa para agradar aos consumidores ocidentais, o representante da marca coreana para o segmento D já vai nas 100 mil unidades vendidas, com mais de 5% de quota de mercado europeu.