O novo Hyundai Inster é um veículo compacto 100% elétrico do segmento A . Combina um conceito diferenciador que lhe permite enorme versatilidade do habitáculo.
Conta também com um nível elevado de equipamento e, dependendo da versão, promete entregar uma autonomia elevada com uma carga completa da bateria.
O Inster disponibiliza duas opções de bateria: 42 kWh e 49 kWh (versão Long-Range).
A versão base conta com um motor de 71,1 kW (97 cv), enquanto na variante Long-Range é de 84,5 kW (115 cv). Ambas entregam um binário de 147 Nm, suficiente para assegurar uma condução ágil e eficiente.
O consumo energético começa nos 14,3 kWh/100 km (ciclo WLTP), colocando o pequeno citadino na Hyundai entre os mais eficientes da sua classe.
Equipado com a bateria de 42 kWh, a autonomia anunciada é de 327 km.
Enquanto que na unidade ‘Long-Range’, a bateria de 49 kWh permite estender essa autonomia até aos 355 quilómetros, com um consumo de energia estimado de 15,3 kWh/100 km (dados ciclo WLTP).
O Hyundai Inster quer estar presente nas frotas. Por isso, tem uma campanha válida para empresas e empresários em nome individual. Limitada ao stock existente nos concessionários aderentes do território continental, a versão Comfort 42 kWh é proposta a partir de 19.250 euros, IVA não incluído (*).
Versatilidade interior
Com um design inovador e compacto e uma traseira quase futurista, dos guarda-lamas pronunciados aos para-choques com detalhes tecnológicos, o Hyundai Inster destaca-se por oferecer um visual único.
Mas é uma assinatura luminosa em LED inconfundível, quer nos indicadores de mudança de direção como – e principalmente – nos faróis traseiros, ou até o design pixelizado dos para-choques, que mais reforçam a personalidade do modelo.
Porém é o habitáculo que verdadeiramente surpreende, com uma versatilidade e um espaço sem paralelo segmento.
Os bancos dianteiros são individuais, mas existe possibilidade de ser um banco corrido. Todos os encostos dos assentos podem ser rebatidos, incluindo os dois traseiros, que são individuais e que deslizam sobre calhas.
Graças a esta funcionalidade, a capacidade da bagageira pode ser estendida até aos 351 litros, em vez dos 280 litros que disponibiliza com os bancos traseiros colocados na posição mais recuada.
Ou seja, um habitáculo adaptável a diferentes necessidades, incluindo a possibilidade de dois adultos poderem dormir no seu interior.
Essa versatilidade pode encontrar-se também na funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load) interna e externa.
Como o Inster pode fornecer energia, a 110 V ou 220 V, para dispositivos externos, pequenos eletrodoméstico ou equipamentos insufláveis podem ser utilizados.
Por exemplo, podem também ser carregados dispositivos eletrónicos ou até uma bicicleta ou uma trotineta elétrica.
Equipamento de topo
Com um pacote tecnológico muito sofisticado, o Hyundai Inster está equipado com um painel de instrumentos digital de 10,25” e um ecrã tátil de infoentretenimento de 10,25” com sistema de navegação integrado.
Na consola central compacta encontra-se uma base de carregamento wireless para smartphones.
Da mesma forma o equipamento de segurança ativa e as ajudas à condução disponibilizadas destacam-se por serem particularmente.
Assim, podemos destacar:
- Assistência à Prevenção de Colisão Frontal 1.5 (FCA 1.5);
- Câmara de Estacionamento Traseira (RVM);
- Sensores de Estacionamento dianteiros e traseiros;
- Sistema de Manutenção e Acompanhamento à Faixa de Rodagem (LKA e LFA);
- Cruise Control Inteligente com função Stop and Go (SCC);
- Assistência à Condução em Autoestrada 1.5 (HDA 1.5);
- Assistência Inteligente ao Limite de Velocidade (ISLA);
- Alerta de Atenção ao Condutor (DAW);
- Controlo Automático dos Máximos (HBA);
- Aviso de Arranque do Veículo da Frente (LVDA);
- Alerta de Ocupantes nos Bancos Traseiros (ROA).
Velocidades de carregamento
Os poucos quilómetros percorridos na apresentação permitiram experienciar uma condução segura e surpreendentemente confortável.
Por isso, não foi possível obter conclusões assertivas sobre consumos, capacidades de regeneração ou velocidades de carregamento.
A Hyundai anuncia capacidades de carregamento rápido em corrente contínua (DC) de 120 kW (em condições ideais recupera 10% a 80% da bateria, independentemente da sua capacidade, em cerca de 30 minutos).
Entretanto, o carregador de bordo permite até 11 kW em corrente alternada (AC).
Dependendo da versão, o Inster disponibiliza jantes de ferro de 15 polegadas ou jantes de liga leve de 15 ou 17 polegadas.
(*) Este valor não inclui despesas de legalização e transporte (1.223,31 euros com IVA incluído), nem pintura metalizada (500 euros com IVA incluído).