Depois da criação da marca Genesis dedicada ao segmento dos automóveis de luxo, a Hyundai utiliza o termo IONIQ, nome do primeiro modelo 100% elétrico da marca para uma gama de novos carros eletrificados

São três os novos modelos que a Hyundai vai apresentar ao longo dos próximos três anos: o IONIQ 5, um SUV 100% elétrico baseado no concept 45, já em 2021, um sedan desportivo IONIQ 6 em 2022 (baseado no concept Prophecy) e outro SUV, mas de grandes dimensões, IONIQ 7, em 2023.

Os modelos IONIQ EV são construídos sob a plataforma E-GMP,  a Plataforma Modular Elétrica Global. A gama de veículos elétricos, numericamente nomeados sob a nova marca, utilizarão os números pares para os sedans e os números ímpares para os SUV’s.

O primeiro modelo, o IONIQ 5, baseado no “concept 45” da galeria de imagens, promete uma autonomia de 450 km com apenas 20 minutos de carregamento

A plataforma EV dedicada vai permitir à Hyundai reinventar o interior do veículo como “smart living rooms” com bancos altamente ajustáveis, conectividade sem fios e características únicas como o porta-luvas concebido como gaveta.

A mudança de paradigma irá estender-se às interfaces de utilizador que serão simples, intuitivas e ergonómicas, e desenhadas para ajudar os ocupantes a sentirem-se à vontade. 

“A marca IONIQ assinala a mudança de paradigma da Hyundai ao introduzir no mercado os veículos elétricos e como os clientes os experienciam,” afirmou Wonhong Cho, Vice-Presidente Executivo e Diretor Global de Marketing na Hyundai Motor Company.

“Com o IONIQ, a Hyundai está a remodelar o modo como vemos os EV’s, indo para além do pensamento convencional. Iremos oferecer experiências elétricas personalizadas que estão integradas em estilos de vida conectados e eco conscientes”, acrescenta.

ioniq
Concept Prophecy, base do futuro Hyundai Ioniq 6

O renascer do IONIQ 

A Hyundai introduziu pela primeira vez o termo que junta “ion” e “unique”, quando anunciou o Projeto IONIQ, um projeto de investigação e desenvolvimento a longo termo focado na mobilidade ecológica.

Baseado no projeto, a Hyundai introduziu em 2016 um veículo chamado IONIQ, o primeiro e único modelo do mundo a oferecer a opção de escolha entre três motorizações elétricas diferentes – híbrido, híbrido plug-in e elétrico – numa única plataforma.

Estratégia 2025 

A Hyundai Motor Group anunciou recentemente que o grupo tem como objetivo vender 1 milhão de veículos elétricos para se tornar no líder global de veículos elétricos no ano de 2025. 

Sob a estratégia para 2025, a própria Hyundai Motor Company pretende tornar-se no terceiro maior fabricante de veículos ecológicos do mundo, vendendo 560 mil unidades de BEV em adição às vendas de FCEV.