A Hyundai apresentou o IONIQ, o segundo modelo, depois do Sonata, de uma nova geração de carros híbridos do construtor coreano.
Concebido sobre uma nova plataforma desenvolvida especificamente para acomodar três motorizações eficientes e de baixas emissões – uma novidade mundial – o IONIQ combina uma estrutura de aço de alta resistência com alumínio ultra leve em alguns componentes da carroçaria.
Pensado para proporcionar uma condução dinâmica mas bastante eficiente, o modelo da Hyundai incorpora também algumas inovações de concepção, como as baterias colocadas numa zona baixa e frontal, garantia de um centro de gravidade baixo para uma boa capacidade de resposta e estabilidade em curva.
A seu tempo, a gama IONIQ contemplará uma versão híbrida, uma híbrida “plug-in” e uma integralmente elétrica.
A primeira a chegar aos salões mundiais em 2016 combina um novo motor 1.6-litros Kappa GDI desenvolvido exclusivamente para os motores híbridos da Hyundai, com um motor eléctrico com cerca de 44 cv. A potência total fica próxima dos 150 cv.
A eficiência térmica do motor a gasolina é obtida por uma concepção também inovadora da estrutura da cabeça e do bloco propulsor, do sistema de refigeração e da injecção de combustível, idealizados para melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões.
Simultaneamente, a bateria de ião e de polímero de lítio assegura um elevado desempenho ao nível de carga e descarga, otimizando a potência do motor e permitindo uma regeneração rápida.
A transmissão de dupla embraiagem (DCT), outra novidade em modelos híbridos, contribui para elevar ainda mais essa eficiência e o desempenho da aceleração.