A variante 100% elétrica do SUV Hyundai Kauai já está disponível em Portugal. O Hyundai Kauai Electric tem mais autonomia, mais potência de motor e cresceu também em tamanho.

Esta geração do Kauai foi apresentada em 2023, então apenas com motores a gasolina de 120 cv ou híbrido de 141 cv.

Chega agora ao mercado a versão que interessa mais às empresas: 100% elétrico, com dois modelos de bateria e motor, a saber:

  • Versão standard: bateria de 48,4 kWh, motor de 156 cv/255 Nm e autonomia máxima de 377 quilómetros (WLTP) por 32.990 euros (+IVA), campanha válida para empresas;
  • Versão “alargada”: bateria de 65,4 kWh, motor de 160 cv/218 Nm e autonomia máxima de mais de 514 quilómetros (WLTP), por 39.635 euros, acrescido de IVA.

Têm como características de consumo e carregamento:

  • Consumo: 14,6 kWh/100 km com bateria de 48,4 kWh em kWh/100 km. 14,7 kWh/100 km com bateria de 65,4 kWh;
  • Carregamento rápido (CC): 102,3 kW. De 10% a 80% da bateria em 41 minutos. A versão de com bateria de 65,4 kWh e jantes de 17” pode adicionar até 162 km de autonomia e com bateria de 48,4 kWh e jantes de 17” pode acrescentar até 114 km (ciclo combinado WLTP);
  • Carregamento AC: 11 kW. Versão com bateria de 48,4 kWh precisa de 4 horas e 55 minutos para carregar, a versão com bateria de 65,4 kWh demora 6 horas e 55 minutos.

Posicionamento do Hyundai Kauai

Em termos de linhas e dimensões, o Kauai apresenta-se num posicionamento mais elevado e próximo do Tucson.

No cabaz das escolhas das empresas, o seu maior concorrente é o Peugeot E-2008, tão só o modelo líder do mercado.

Outro poderá ser o Kia Niro EV, com quem partilha plataforma e sistemas mecânicos.

O novo Hyundai Kauai Electric está maior e melhor. Em comparação com a geração anterior, é 17,5 cm mais longo (4,355 metros) e apresenta uma distância entre eixos de 2,66 m, com mais 6 cm. Também cresceu 2,5 cm em largura (1,825 metros) e é 2 cm mais alto (1,575 metros).

A configuração das linhas da carroçaria e, sobretudo, o formato futurista da frente do Hyundai Kauai Electric, contribuem para elevar a sua imagem e colocá-lo mais próximo de competir com um SUV do segmento C.

Sem receios de o fazer; se a geração anterior pecava por pouco espaço traseiro, a atual entrega aos ocupantes deste banco mais área para as pernas (92,5 cm nesta versão EV) e em altura (1,01 metro, na versão sem teto panorâmico).

O espaço para ombros na segunda fila é de 1,4 metros.

Dispõe igualmente de uma bagageira com mais 105 litros, com 466 litros e igual às versões com motor térmico. Com os bancos traseiros totalmente rebatidos, o espaço de carga aumenta para 1300 litros.

Adicionalmente, há 27 litros de espaço debaixo do capot, pensado para guardar os cabos de carregamento elétrico.

A ergonomia e a segurança durante a condução foram preservadas, já que a presença de dois ecrãs digitais de 12,3’’, colocados lado a lado, não impedem a existência de comandos físicos. Isso evita que o condutor se distraia quando pretende, por exemplo, alterar a climatização ou mudar de estação de rádio.

O condutor não precisa desviar o olhar da estrada para os retrovisores exteriores, uma vez que, sempre que o pisca é acionado, uma das câmaras exteriores projeta a imagem do chamado “ponto morto”, no painel digital em frente do condutor.

O sistema i-PEDAL permite gerir a regeneração de energia e também possibilitar um modelo de condução que utilize apenas o pedal do acelerador para acelerar, desacelerar ou parar. Um sistema inteligente de regeneração ajusta automaticamente a intensidade da travagem regenerativa, com base na informação do fluxo de trânsito durante a condução.

Hyundai Smart Sense

Este avançado sistema de assistência ao condutor inclui:

  • Alerta de Fadiga do Condutor (DSM) – uma câmara no interior da cabina analisa o rosto do condutor para, em caso de desatenção, emitir um alerta;
  • Sistemas de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS) de série – entre outros, Assistência à Prevenção de Colisão Frontal, Cruise Control ou Cruise Control baseado na navegação, Assistência à condução em autoestrada, Assistência inteligente em matéria de limites de velocidade e Controlo Automático dos Máximos.