O Kauai Electric é o segundo veículo 100% eléctrico da marca coreana, depois do IONIQ.

No final do texto está a versão que vai ser comercializada em Portugal, relação do equipamento e preço de tabela.

Temos ainda um ensaio onde pode conhecer a nossa opinião sobre este modelo para empresas!

O Kauai Electric é um SUV compacto (4,18 metros de comprimento) baseado no modelo lançado em 2017 com motor a gasolina e, a partir de 2018 em Portugal, também com versão a gasóleo.

Tal como o Kia Niro 100% elétrico, o Kauai Electric pode ser disponibilizado com duas motorizações:

  • Uma versão com bateria de maior capacidade para uma autonomia de 470 km (teste WLTP, 546 km de acordo com o ciclo de testes NEDC), com uma potência máxima de 204 CV (150 kW). Binário imediato de 395 Nm, aceleração de 7,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.
  • Com bateria de 39,2 kWh, a versão standard tem uma autonomia de 321km (teste WLTP, 546 km sob teste NEDC)*, com motor de 136 CV (100 kW).

A velocidade máxima é de 167 km/h e de 155 km/h na versão standard.

A tração é sempre dianteira.

Baterias e tempos de carga

A bateria de polímero de iões de lítio, colocada sob o compartimento de passageiros, é uma alternativa às convencionais de hidretos metálicos de níquel.

Esta nova tecnologia das baterias permite uma maior durabilidade das baterias sem qualquer redução da sua capacidade de armazenamento de energia, diz o construtor.

  • A versão de maior autonomia dispõe de uma bateria de 64 kWh e um consumo energético de 14.3 kWh/100km medido em regime WLTP.
  • Com a bateria de 39.2 kWh, a versão standard de 136cv tem um consumo de 13.9 kWh/100 km sob teste da WLTP.
  • Carregar a bateria até 80% demora 54 minutos, utilizando um carregador rápido de corrente direta (DC) de 100 kW.
  • Com o carregador de bordo de 7,2 kW em corrente alterna (AC), demora 9 horas e 35 minutos para a versão de maior autonomia e 6 horas e 10 minutos para a versão standard.

Os condutores podem ainda carregar o seu automóvel numa tomada elétrica doméstica compatível, utilizando o cabo ICCB (cabo adaptador).

A porta de carga está localizada na frente do veículo, ao lado do logótipo da Hyundai.

Alterações face ao Kauai com motor térmico

Exteriormente, o eléctrico é 1,5 cm mais longo e 2,0 mais alto do que os modelos a gasolina.

O design exterior distingue-se ainda pela grelha frontal fechada e por grupos ópticos com as luzes LED de circulação diurna posicionadas acima dos faróis LED.

O volume da bagageira é de 332 litros, como acontece nas versões térmicas com tração integral.

No interior há também algumas alterações importantes.

O sistema de mudanças “shift-by-wire” permite selecionar diferentes tipos de condução através de botões, eliminando o espaço normalmente necessário para criar as ligações mecânicas habituais entre a transmissão e a alavanca.

O que, junto com o travão de mão eléctrico, contribui para libertar espaço no habitáculo.

O painel do condutor é um ecrã de 7’’ e há algumas pequenas alterações de distribuição de comandos.

Características importantes do Kauai Electric

Uma funcionalidade especial do seletor de mudanças “shift-by-wire” é… permitir controlar de forma intuitiva o motor elétrico do motor eléctrico!

É que o sistema de travagem regenerativo ajustável utiliza patilhas atrás do volante que permitem selecionar o nível de “travagem regenerativa”.

O KAUAI Electric vem equipado com funcionalidades de conetividade, como o sistema de infotainment.

Este sistema inclui navegação, media, entre outras, como Apple CarPlay e Android Auto e ainda um carregador wireless de telemóvel.

Vem ainda equipado com as últimas tecnologias de segurança ativa e de assistência à condução da marca, denominada SmartSense:

  • Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões;
  • Radar de Ângulo Morto, incluindo Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo
  • Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem;
  • Alerta de Fadiga do Condutor;
  • Sistema de Informação da Velocidade Máxima;
  • Sistema de Acompanhamento de Faixa de Rodagem.

Preço do Kauai Electric em Portugal

Hyundai KAUAI Electric 64 kWh: 43.350 euros, sem despesas de legalização e transportes, e sem pintura metalizada. Inclui IVA.

Equipamento de série:

  • Apoio à Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA);
  • Auto A/C;
  • Carregador wireless;
  • Chave Inteligente (Smart Entry & Start);
  • Ecrã tátil de 8”;
  • Integração com smartphones Apple carplay + android auto;
  • Jantes em liga leve 17”;
  • Painel de instrumentos digital de 7’’;
  • Pintura “two tone”;
  • Sensores de estacionamento traseiros;
  • Sistema de alerta de fadiga do condutor (DAW);
  • Sistema de Navegação;
  • Sistema de Som Krell.