Uma autonomia superior a 1000 km só com uma carga de bateria foi quanto registaram três Hyundai Kauai Electric de 64 kWh.
É certo que este valor foi obtido em circuito fechado, a uma velocidade média de 29 km/h a 31 km/h, ao longo de 35 horas de condução, sem ar condicionado e sistema multimédia a funcionar e apenas com as luzes de presença ligadas.
O objetivo foi reproduzir as condições de condução em cidade (onde a velocidade máxima em cada vez mais pontos é limitada a 30 km/h e a média não ultrapassa os valores do teste) e vários condutores revezaram-se pelos três carros que conseguiram circular 1.018,7 km, 1.024,1 km e 1.026 quilómetros.
Isto representou consumos médios de 6,28, 6,25 e 6,24 kWh/100Km, respetivamente, significativamente inferiores à média WLTP de 14.7 kWh/100Km.
Os testes decorreram no Lausitzring, a conhecida pista de testes EuroSpeedwayLausitz. Os KAUAI Electric utilizados eram veículos de produção em série, com bateria de 64kWh e autonomia anunciada para 484 quilómetros.
Os três SUV coreanos foram monitorizados por engenheiros da DEKRA ao longo dos três dias do evento, realizando o registo de cada uma das 36 mudanças de condutor.
Dekra assegura autenticidade dos testes com o Kauai EV
A Dekra assegurou a autenticidade de cada um dos veículos em teste, nomeadamente dos odómetros, selando a interface dos diagnósticos de bordo, a aba de segurança sob o tablier e sobre a rampa de carga no para-choques dianteiro, para descartar qualquer manipulação do resultado.
https://fleetmagazine.pt/2018/07/31/hyundai-kauai-electric/
Os primeiros avisos de falta de autonomia surgiram ao início da tarde do terceiro dia. E com 3% de capacidade da bateria os veículos conseguiram mesmo assim percorrer cerca de 20 quilómetros.
“É significativo que os três carros de teste tenham alcançado quase o mesmo número de quilómetros. Isto representa uma dispersão de produção extremamente baixa”, afirmou Juan Carlos Quintana, Responsável de Relações Públicas da Hyundai Motor Deutschland.
Outra constatação importante foi que o indicador do nível de carga do Hyundai KAUAI
Electric é bastante fiável e faz contagem decrescente das percentagens de acordo com o estilo de condução.
A zero por cento de bateria, o carro rolou ainda durante vários metros até parar finalmente com um pequeno puxão, quando o travão de estacionamento do elétrico foi ativado por razões
de segurança.