A 5.ª geração do Hyundai Santa Fe deixa de oferecer versão na gasóleo e passa a contar com versão híbrida plug-in.

Não sendo conhecida ainda a tabela oficial de preços para Portugal, é de esperar que possa contar com preço para (grandes) frotas abaixo dos 50.000 euros (+ IVA).

Os restantes critérios para tornar elegível para benefícios fiscais a motorização PHEV são cumpridos: 68 km de autonomia urbana, emissões combinadas de CO2 de 38 g/km. (de acordo com o regime fiscal que vigora em 2024).

O Santa Fe é o maior SUV da Hyundai, acima do Bayon, Kauai e Tucson.

Em relação ao modelo anterior apresenta uma estética mais imponente, com formas mais esquadradas e radicalmente diferentes. É ainda mais comprido, mais alto e a distância entre eixos cresceu cinco centímetros, para 2,815 metros.

Este acréscimo e o formato vertical e imponente da traseira permite-lhe oferecer mais alguns centímetros de espaço para os ocupantes nas duas filas de assentos traseiros.

Nomeadamente nos dois bancos adicionais que, devido à parte traseira do habitáculo ser mais altura em relação ao piso, podem posicionar-se numa posição três centímetros mais elevada, dando maior conforto aos ocupantes. (ver segunda galeria de imagens)

Embora não seja a maior da categoria, a capacidade da mala é ainda assim elevada: 621 litros no Santa Fe PHEV, 628 litros no Hyundai Santa Fe HEV.

Hyundai Kauai Electric: a versão que interessa às frotas

Santa Fé: motores e características dinâmicas

Com duas versões de equipamento, o SUV maior da Hyundai deixa de poder contar com o motor a gasóleo de 2,2 litros e passa a dispor apenas com motores híbridos, elaborados a partir do bloco de 1.6 turbo:

  • 1.6 TGDi (híbrido), com 215 cavalos (158 kW) de potência máxima conjunta e binário máximo de 367 NM. Com caixa automática de seis velocidades e bateria de 1,49 kWh dedicada ao motor elétrico suplementar com 60 cv e 44,2 kW de potência. Consumo e emissões combinadas de sete litros e 159 g/km respetivamente;
  • Híbrido Plug-in (híbrido plug-in), com de 253 cavalos (186 kW) de potência máxima conjunta e binário máximo de 367 Nm. Com caixa automática de sete velocidades e bateria de 13,8 kW dedicada ao motor elétrico autónomo de 90 cv, com 304 Nm de binário. Consumo e emissões combinadas de 1,7 litros e 38 g/km respetivamente. Com um consumo de 19,2 kWh e carregador de 3,6 KW, pode recuperar de 0 aos 100% da bateria em 3:50 horas.

Versões e equipamento principal

O Hyundai Santa Fe de 2024 com 7 lugares está disponível nas versões Vanguard e Calligraphy.

A lista de equipamento de equipamento, incluindo ajudas à condução é bastante vasta e inclui até, na versão mais bem equipada, um tabuleiro com sistema de esterilização UV-C!

hyundai santa fe 2024

Com atualizações over-the-air (OTA) que permitem manter os sistemas do veículo sempre atualizados sem necessidade de recorrer a um centro de assistência, o Hyundai Santa Fe pode contar com:

  • Assistência proativa ao condutor;
  • Travagem Autónoma de Emergência;
  • Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), que utiliza uma câmara montada no pára-brisas para ajudar a reconhecer a deriva do veículo e ajuda a fornecer ligeiras indicações de direção para que o veículo regresse ao centro da sua faixa de rodagem;
  • Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), que analisa a atenção e os sinais vitais do condutor para fornecer avisos quando necessário;
  • Cruise Control Inteligente baseado na navegação;
  • Assistente de Condução Autónoma em Auto-estradas (HDA 2.0), que ajuda a manter uma velocidade e uma distância definidas em relação ao veículo da frente;
  • Assistente Inteligente de Limite de Velocidade;
  • Alerta de Ocupantes Traseiros (ROA), que ajuda a lembrar o condutor dos ocupantes traseiros como precaução de segurança (nomeadamente para criança e animais), depois de a ignição ser desligada;
  • Monitor de Ângulo Morto;
  • Sistema de Prevenção de Colisão de Cruzamento na Traseira do Veículo (RCCA);
  • Para ajuda ao estacionamento, sensores dianteiros, laterais e traseiros, Câmara 360º e Sistema Inteligente de Estacionamento Controlado à Distância (RSPA);
  • Assistente à Saída da Viatura em Segurança.