Prático de conduzir, sobretudo em ambiente urbano, o Tucson é um dos modelos de sucesso da marca coreana: é o SUV mais vendido pelo construtor em todo Mundo e, só este ano e na Europa, já ultrapassou as 100 mil unidades vendidas.
Apresentado inicialmente em 2004, a presente geração que sucede ao malogrado ix35 geração foi lançada em 2015. A meio do ciclo do produto e coincidindo com a necessidade de renovar motorizações devido às novas regras, o Tucson surge refrescado em termos estéticos e funcionais, equipado ainda com sistemas atuais de segurança ativa e de assistência de condução.
No que se refere às motorizações, uma das novidades são as versões mild-hybrid alimentadas por um motor elétrico de 48V, capaz de comutar automaticamente entre o uso mecânico do motor e a recuperação da energia.
Para já associado a um motor a gasóleo de 2,0 litros (potência total de 186 cv), em 2019 ao novo diesel Smartstream 1.6 CRDi.
Até isso acontecer, sem o sistema mild-hybrid, o Tucson 1.6 CRDi de tração dianteira oferece 116 cv acoplado a uma caixa de 6 velocidades, com consumos e emissões CO2 mínimas combinadas de 4,9 l/100km e 130 g/km, convertidas para NEDC.
Com 136 cv e transmissão automática de sete velocidades, são de 4,8 l/100km e 126 g/km.
Uma motorização a gasolina 1.6 GDi de 132 cv serve de entrada na gama, vindo associada a uma caixa de 6 velocidades e com tração dianteira. O consumo combinado sob conversão NEDC é de 7,1 l/100km e as emissões de CO2 de 172 g/km.
Os preços para Portugal começam nos 27.990 euros (valores de campanha). Neste documento pode consultar a lista das duas versões contempladas e a respectiva relação de equipamento.
Pode ainda descarregar a lista completa de características, capacidades e informações importantes sobre esta geração renovada do Hyundai Tucson.
Tecnologia mild hybrid
Sendo o primeiro modelo Hyundai a apresentar uma motorização mild-hybrid, a tecnologia utilizada no Tucson inclui uma bateria de iões de lítio de 48 volts e 0,44 kW/h, um motor-gerador mild-hybrid (MHSG), um conversor CC-CC de baixa potência e um inversor.
Em aceleração, o MHSG apoia o motor com o máximo de 12 kW, reduzindo assim o consumo de combustível. O sistema comuta automaticamente entre o uso mecânico do motor e a recuperação da energia.
O MHSG assiste o motor de combustão recorrendo à bateria para reduzir a carga do motor durante uma leve aceleração ou para fornecer um binário adicional ao motor em condições de forte aceleração. Durante a desaceleração e a travagem, a energia é recuperada para recarregar a bateria.
Com esta tecnologia, a Hyundai pretende reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 até sete por cento, em combinação com a caixa manual, na conversão para NEDC.
O que alterou estética e funcionalmente
O design exterior não conheceu mudanças muito profundas: dianteira e traseira renovadas, através da grelha, conjunto de iluminação, para-choques e dupla saída de escape. As novas jantes de 18’’, por motivos de eficiência, acentuam a elegância e melhoram a aerodinâmica.
Já no interior reconhecem-se alterações mais profundas: o painel de instrumentos foi totalmente renovado e o revestimento do habitáculo emprega materiais mais suaves ao toque e de aparência mais refinada.
Bastante funcional, o ecrã táctil com sistema áudio posiciona-se ao centro em posição mais elevada para melhorar a visibilidade e distrair menos durante a condução.
A capacidade de bagageira é de 513 litros ou de 459 litros nas versões mild-hybrid.
Segurança e conetividade
O pacote “Hyundai SmartSense” inclui a deteção de obstáculos com atuação automática da travagem, assistente de mudança de faixa de rodagem, alerta de condução, cruise control adaptativo em função da distância e da sinalização, visão periférica em redor do veículo para ajudar nas manobras, comutação automática de luzes de estrada…
As novidades ao nível do infotainment e da navegação, realçando o facto de as atualizações dos mapas e do sistema representarem uma poupança acrescida da ordem dos 1.500 euros, dizem respeito às conexões Apple CarPlay e Android Auto e do Bluetooth.
Com ecrã táctil de 7 ou 8 polegadas nas versões premium, os serviços LIVE Services com uma subscrição gratuita de sete anos para acrescentam informação atualizada em tempo real relativamente às condições climatéricas, ao trânsito, radares (quando legalmente permitido) e pesquisa online por pontos de interesse.
Os LIVE Services também atualizam em tempo real informação sobre lugares de estacionamento e preços de combustível. O sistema de infotainment tátil de 8 polegadas da Hyundai disponibiliza mapas 3D que localizam exatamente a posição do automóvel no mapa.