A Hyundai Motor Company vai fornecer ao Iveco Group um comercial ligeiro 100% elétrico.

O comercial elétrico, pensado exclusivamente para a Europa, será construído com base na plataforma Global eLCV da Hyundai.

O que é que isto significa?

Significa que a Hyundai vai fabricar e fornecer o chassis-cabina com a marca IVECO para o mercado europeu e o grupo IVECO vai adaptar e comercializar localmente os veículos completos, exclusivamente através dos seus canais de venda.

O que se sabe acerca deste novo veículo?

Este novo veículo é fruto de uma parceria que já existe desde março de 2022, que desde então já apresentou resultados concretos relacionados com comerciais movidos a hidrogénio, incluindo o desenvolvimento conjunto da eDaily FCEV e o lançamento do autocarro urbano E-Way FCEV.

O novo veículo comercializado pela IVECO vai juntar a uma já vasta gama de comerciais ligeiros do grupo, da qual faz parte a campeã de vendas Daily.

Vai ser o primeiro IVECO de exportação a aplicar a nova Plataforma Global de VCL 100% elétricos (eLCV) da Hyundai – uma plataforma global de veículos elétricos dedicada e especialmente concebida para comerciais com peso bruto entre 2,5 e 3,5 toneladas.

Esta plataforma foi concebida com piso rebaixado, o que permite uma maior facilidade de utilização na colocação e transporte de carga. Foi, além disso, desenvolvida para se adaptar às necessidades emergentes dos futuros modelos eletrificados de veículos construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles) disponíveis no mercado.

O acordo entre as duas marcas

Este acordo agora celebrado representa, também, o compromisso comum de ambas as empresas para acelerarem a transição para uma mobilidade e transportes neutros em carbono.

Este novo produto do Iveco Group, baseado na plataforma Global eLCV da Hyundai, será lançado na edição deste ano do Salão Internacional de Veículos Comerciais “IAA Transportation 2024”, a realizar em Hannover, Alemanha, durante o mês de setembro.

O que dizem os intervenientes

Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Camiões do Iveco Group, diz que esta parceria com a Hyundai deu agora mais um passo significativo. A introdução deste novo comercial elétrico no mercado europeu é particularmente interessante, diz Sra, justificando a importância das entregas urbanas e suburbanas nas atividades diárias dos operadores logísticos.

“Acreditamos firmemente que este acordo não só reforçará a nossa oferta de produtos, como também aprofundará a nossa relação com a Hyundai, abrindo caminhos para projetos de colaboração contínuos que promovam uma sociedade mais sustentável”, acrescenta.

Ken Ramírez, vice-presidente Executivo e diretor do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company, por seu lado, revela satisfação pela expansão do portfólio de produtos desta parceria. “Acreditamos que a nossa plataforma Global eLCV, em conjunto com a experiência do Iveco Group no mercado europeu, será uma força transformadora no mercado dos VCL, contribuindo para a aceleração de um futuro neutro em termos de carbono na Europa”, finaliza.