A Iberdrola assume o fornecimento, montagem, comissionamento e integração de tomadas de carregamento nos parques de estacionamento da EMEL, em Lisboa.
Os postos de carregamento (de fixação em parede e no solo), operados pela EMEL e integrados na rede MOBI.E, consistem em 162 tomadas AC com 22 kW e 147 tomadas AC com 7,4 kW.
São 336 tomadas no total que surgem uma semana após a Iberdrola anunciar a adjudicação de postos de carregamento de veículos elétricos (VE) na zona interior do país.
Serão assim instalados três postos de carregamento duplos de 22 kW em Montalegre e três postos de carregamento ultrarrápidos de 150 kW em Beja, Bragança e Castelo Branco – todos eles integrados na rede MOBI.E.
Na União Europeia, em 2020, uma em cada cinco matrículas foi para um carro eletrificado
Segundo Pedro Torres, responsável pela Smart Mobility Iberdrola Portugal, a mobilidade elétrica assume “um papel central” na transição energética a que se assiste no país.
“As adjudicações que obtivemos no interior do país e agora em Lisboa são etapas muito importantes na estratégia de Smart Mobility da Iberdrola”, diz o responsável, que assume que a empresa quer “mudar o mercado energético” e “ajudar os consumidores”.
Para a empresa, o aumento de postos de carregamento em todo o território nacional é uma “peça essencial” para a transformação energética.