A Iberdrola e a bp pulse uniram esforços e criaram uma joint-venture que, até 2030, prevê instalar 11.700 pontos de carregamento elétrico em Portugal e em Espanha.
A nova empresa, que recebeu recentemente as respetivas autorizações regulamentares, vai, segundo divulgado agora em comunicado, “criar a rede de carregamento público de alta velocidade mais extensa da Península Ibérica”.
Serão investidos mil milhões de euros na criação de 5.000 pontos de carregamento até 2025 e 11.700 pontos de carregamento até 2030. Estes postos de carregamento serão alimentados por energia 100% renovável, através da utilização de certificados de garantia de origem.
Atualmente esta joint-venture tem já 300 pontos de carregamento rápido e ultrarrápido em funcionamento.
Com sedes independentes em Madrid e no Porto, a nova empresa será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola e terá Elena Melia, da bp, como CFO.
bp inaugura primeiro ponto de carregamento ultrarrápido bp pulse em Portugal
Em comunicado, esta nova empresa esclarece o seu propósito: “reunir as forças e recursos da Iberdrola e da bp para oferecer experiências de carregamento público de excelência aos condutores de veículos elétricos em Portugal e Espanha, ajudando a acelerar a transição para um meio de transporte mais sustentável”.
Pablo Pirles, CEO da nova empresa, diz que através desta aliança, a Iberdrola e a bp farão do carregamento público ultrarrápido uma realidade acessível a todos os cidadãos.