A Volkswagen prepara-se para revolucionar o segmento da mobilidade elétrica com o concept ID. 2all, um carro elétrico que diz custará menos de 25 mil euros e garantirá uma autonomia de até 450 km.

Embora a versão de produção do ID. 2all só seja apresentada dentro de mais ou menos dois anos (em 2025), a marca já desvendou o aspeto daquele que será o seu ‘carro elétrico barato’, com um preço base muito apelativo para a categoria eletrificada em que se insere.

O desenvolvimento deste carro baseia-se na mais recente evolução da plataforma modular MEB da Volkswagen. O ID. 2all será o primeiro veículo MEB com tração às rodas dianteiras, dizem os responsáveis da VW. “Estamos a explorar a grande flexibilidade oferecida pela plataforma MEB e iremos estabelecer novos padrões em termos de tecnologia e usabilidade no quotidiano com a plataforma MEB entry”, diz Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da Marca responsável pelo Desenvolvimento.

O que se pode avançar, desde já, são as características técnicas do ID. 2all, que contará com um motor elétrico com 166 kW (225 cv) e uma autonomia de até 450 km em ciclo WLTP.

“Um veículo elétrico de valor seguro para todos os dias do ano, com espaço suficiente e uma longa autonomia”: é assim que Grünitz apresenta o ID. 2all, destacando ainda os tempos de carregamento, que são de apenas 20 minutos para 80% da capacidade total em estações de carregamento de corrente contínua (DC). O conjunto de baterias do ID. 2all pode ainda ser carregado em casa ou em pontos de carregamento públicos AC até uma potência de 11 kW.

Novo Volkswagen ID.3: mais maduro, evoluído e com tecnologia de ponta

Quanto a tecnologia, a versão de produção do ID. 2all estará equipada com tecnologias de modelos ID. de segmentos acima, como é o caso da mais recente versão do Travel Assist da VW, um sistema de condução parcialmente autónoma.

Do ID. 2all farão ainda parte faróis de matriz IQ.LIGHT LED, farolins 3D LED com iluminação LED horizontal entre eles, Park Assist Plus com função de memória, ID.Light e bancos elétricos com função de massagem.

A bordo e ao volante, o condutor encontra um ecrã tátil de 12,9 polegadas no sistema de infotainment, com uma nova estrutura de menu.

Com volante multifunções, o condutor tem ainda acesso a toda a informação num único exio visual, através do cockpit digital de 10,9 polegadas e de um head-up display.

Quanto a espaço de bagageira, que conta com uma capacidade de 440 litros, este valor aumenta para 1.330 litros com o banco traseiro rebatido.

id. 2all