Concebido para facilitar e melhorar a tarefa de gestão da frota, o Inofrota é uma ferramenta imprescindível para qualquer gestor de frota.
O seu carácter modular permite escolher os módulos e as informações mais úteis e realmente necessárias, consoante a importância de visão ou acesso.
As informações são recolhidas por um pequeno módulo instalado na viatura, que pode ser simplesmente ligado à parte eléctrica do veículo, somente para alimentação de energia no caso da geolocalização.
Mas se for feita à centralina das viaturas mais recentes, é possível acrescentar um conjunto de dados variáveis em função do nível de serviços contratado, tendo sempre em vista o melhor controlo dos custos de utilização da viatura, até pela via de uma melhor rentabilidade operacional.
Entre os vários relatórios possíveis de obter, podem constar:
- Consumos
- Estilos de condução (travagens e acelerações bruscas, tempos de ralenti, etc., neste caso obtido pela ligação à CAN)
- Geolocalização dos veículos com possibilidades de delimitações geográficas da sua actuação (geofencing com alertas)
- Diferenciação entre uso profissional e particular do veículo (com o botão de uso privado accionado, apenas fica visível o número de quilómetros dessa utilização, por exemplo)
Mas o gestor pode também adicionar à plataforma informações importantes sobre o financiamento da viatura, por exemplo, ou estabelecer, entre outros, diferentes alertas relativos a quilometragens, manutenções ou obrigações fiscais.
No caso de modelos pesados é também possível a interligação com tacógrafos digitais para leitura em tempo real e descarga de dados, embora, mesmo para frotas ligeiras, convém referir que entre os vários módulos possíveis de acrescentar, o sistema da INOSAT permite monitorizar a temperatura do transporte, por exemplo.
Plataforma modular
Todos os dados recolhidos das viaturas são endereçados à INOSAT e cada gestor tem acesso às informações a partir do painel de uma plataforma online.
Deste modo, é possível o acesso à plataforma Inofrota a partir de qualquer computador ou em qualquer lugar.
Com username próprio e password para acesso total, o administrador pode também criar mais contas com vários níveis de acesso a dados e informação, limitados consoante a utilidade ou conveniência desses novos utilizadores.
Em termos práticos, no mapa da plataforma centralizam-se a geolocalização das viaturas sobre um mapa escalonável proporcionalmente, bem como diferentes métricas e os indicadores mais relevantes de cada viatura, da matrícula à identificação do seu utilizador.
Identificação que, no caso das viaturas com mais de um condutor, pode ser feita pela leitura de um cartão individual através de um dispositivo fornecido também pela INOSAT.
Porém, o sistema não se limita ao simples rastreamento de viatura e forma como está a ser utilizada, dispõe da facilidade de comunicação com a viatura, por PDA ou para um smartphone com sistema Android, bem como obter resposta do condutor da viatura, útil, por exemplo, para complementar dados ou redireccionar o colaborador para o local da intervenção.
Melhoria de rotas, custos e serviços
Naturalmente, a importância da geolocalização vai além da simples facilidade em saber onde se localiza determinada viatura num determinado período de tempo ou estabelecer uma comparação de métricas para identificar pontos de melhoria de eficiência do uso do veículo.
No mapa é possível também estabelecer o posicionamento dos clientes e, com a ajuda desta informação, o sistema pode optimizar rotas ou contabilizar o número de visitas ou entregas efectuado em cada um desses pontos.
Desta forma, a ferramenta pode ajudar o gestor ou responsável de rotas a tomar as decisões mais correctas do ponto de vista logístico, com naturais reflexos sobre a rentabilidade das operações.
Logicamente, esta avaliação do uso da viatura junto de determinado cliente pode não só ajudar a melhorar a relação junto do mesmo, como avaliar de forma mais assertiva o custo do serviço prestado.
O potencial da geolocalização pode ir ainda mais longe do ponto de vista da rentabilidade, ao identificar hábitos de ajuntamento de viaturas e até tornar mais fiel o controlo dos abastecimentos, a partir da combinação das diversas possibilidades proporcionadas por esta tecnologia.
Na área do cliente, o responsável da frota pode parametrizar um conjunto de alarmes que vão de simples avisos relacionados com a utilização da viatura, a questões burocráticas como terminações de financiamento, seguros, necessidades de inspecções obrigatórias ou de manutenção em função da quilometragem.
Ou ainda a associação e utilização de cartão de frota ou de algum equipamento necessário para a actividade do veículo. Alguns alertas podem, inclusivamente, ser activados fora do âmbito da administração do sistema, directamente para o departamento/utilizador do veículo.
RGPD
A protecção de dados é uma questão recorrente quando se aborda o controlo de viaturas com recurso à telemetria.
Recorde-se que a INOSAT foi patrocinadora do workshop organizado pela Fleet Magazine dedicado a esta temática, alguns meses antes da entrada em vigor do novo regulamento comunitário, daí a atenção prestada – e a segurança para o cliente – no que concerne à protecção da privacidade dos condutores.
Por se tratar de um sistema modular, os clientes podem prescindir do acesso a algumas informações, sendo que o botão de uso pessoal permite ao condutor inibir o sistema de apresentar dados como a localização do veículo.