A IVECO lançou o IVECO Driver Pal, um serviço que passará a estar disponível nas gamas Daily e S-WAY.

O IVECO Driver Pal permite aos motoristas terem a sua vida digital a bordo e interagirem com o seu veículo através de comandos de voz.

Concebido com o apoio da Amazon Web Services (AWS) e animado pelas tecnologias AWS Machine Learning de voz e segurança sem servidor, o Driver Pal da IVECO utiliza o serviço de voz Alexa da Amazon baseada na cloud para proporcionar aos condutores uma experiência de Inteligência Artificial de voz na estrada.

Este sistema permite ao motorista otimizar o seu percurso e paragens, adaptando-se a todos os eventos com o qual se depara pelo caminho ao apoiar-se na informação em tempo real da comunidade de motoristas IVECO, nos serviços de apoio IVECO e na internet.

Através de comandos de voz, os motoristas podem executar todo o tipo de tarefas enquanto minimizam as distrações, sejam elas:

  • Gestão de calendário
  • Ouvir música ou podcasts favoritos
  • Aceder a outros dispositivos habilitados para o Alexa
  • Ver notícias, informações meteorológicas e de trânsito
  • Aceder a dispositivos de domótica habilitados para o Alexa

https://fleetmagazine.pt/2021/06/18/geodis-encomenda-frota-iveco/

Duas novas funcionalidades

MYIVECO

Permite ao motorista a interação com o veículo de “uma forma totalmente inovadora”, diz a IVECO.

O motorista pode usar comandos de voz para gerir a sua viagem e planear a sua rota. Pode configurar o seu destino, encontrar lugares de estacionamento e estações de serviço, mudar de percurso para evitar o trânsito intenso ou até mesmo procurar restaurantes e hotéis.

Além disto, o motorista pode verificar a sua pontuação na Avaliação do Estilo do motorista e pedir conselhos para uma condução mais segura e eficiente.

Por fim, o motorista pode lançar uma lista de verificação do veículo antes da viagem e ser informado sobre a manutenção e estado de componentes como:

  • Pneus
  • Baterias
  • Filtros
  • Embraiagem
  • Pastilhas dos travões

Acresce também a possibilidade do motorista aceder a informações sobre a eficiência dos consumos do veículo, ver conselhos sobre como melhorar os consumos ou marcar uma paragem para manutenção num concessionário.

Através do MYIVECO o motorista também pode ativar várias funções na cabina, como por exemplo configurar os sistemas de ar condicionado e aquecimento, ligar e desligar as luzes, ligar os sistemas de multimédia e muito mais.

MYCOMMUNITY

Este sistema atua como um rádio CB digital e permite aos utilizaores fazer parte de uma comunidade de motoristas.

Através do MYCOMMUNITY, os motoristas podem trocar mensagens de voz com outros motoristas e procurar mensagens ao longo do seu percurso ou nas zonas próximas ao seu destino.

O MYCOMMUNITY permite também partilhar e ouvir informações sobre as condições de trânsito.

Esta funcionalidade traduz de e para inglês, alemão, francês, italiano e espanhol, sendo que a IVECO admite que, para breve, estão disponíveis mais línguas.