A IVECO e a Enel X querem desenvolver a mobilidade eletrificada em veículos comerciais na Europa.

Como tal, as empresas assinaram um memorando de entendimento que vai resultar numa avaliação do processo como os veículos IVECO poderão apoiar a transição energética da frota Enel.

Esta parceria vai também desenvolver uma oferta conjunta que aborde não só a mobilidade elétrica das frotas comerciais, como também as infraestruturas de recarregamento para veículos comerciais ligeiros e pesados.

A experiência em Pesquisa e Desenvolvimento das duas empresas também será útil para a avaliação da interoperabilidade da infraestrutura de carregamento da Enel X com os veículos eletrificados IVECO, bem como o potencial desenvolvimento conjunto de serviços avançados, como por exemplo carregamentos inteligentes e V2G (Vehicle-to-Grid).

IVECO apresenta nova gama Daily

Luca Sra, presidente da Truck Business Unit do IVECO Group, diz que este memorando de entendimento marca o início de uma colaboração estratégica com “um dos mais avançados protagonistas do sector energético”.

O responsável acredita que esta parceria vai criar oportunidades para acelerar a transição energética que a IVECO está a operar.

Já Valerio Vadacchino, Global Head of e-Bus da Enel X, diz que parcerias como esta são “fundamentais” para a empresa acelerar a transição energética do sector dos transportes, “o qual tem ainda um grande contributo em termos de emissões nas áreas urbanas”, conclui.