À venda a partir de pouco mais de 34 mil euros (34.250 euros), o novo Jeep Avenger 4xe é a resposta da marca da Stellantis aos que exigiam ao “Jeep da moda” um caráter mais todo-o-terreno
Antes de mais, é importante entender o sucesso que o Avenger teve junto do mercado automóvel nos seus pouco mais de dois anos de existência: mais de 160 mil encomendas – uma média de 219 Avengers vendidos por dia desde o seu lançamento. Por este motivo, e pelo seu caráter SUV (insere-se no segmento B-SUV), determinado pela atual tendência seguida pelo mercado automóvel, a Jeep decidiu redefinir a proposta Avenger com uma nova e distinta alma offroad, celebrando o legado de tração integral que o emblema carrega consigo há já largos anos.
Com um exterior manifestamente reforçado, para garantir proteção em todos os cenários de condução – mesmo os mais extremos, conforme a FLEET MAGAZINE pôde comprovar -, o Avenger 4xe inclui novos pára-choques dianteiros anti-riscos, faróis de nevoeiro com design específico, barras de tejadilho e pneus Mud & Snow da Goodyear para todas as estações. E o reforço não se fica por aqui: proteção na parte inferior da carroçaria e gancho de reboque traseiro também são de série no novo Avenger 4xe.
Híbrido todo-o-terreno
No interior do capot vive um sistema híbrido de 48V, que incorpora um bloco 1.2 litros a gasolina que debita 136 cv e dois motores elétricos de 29 cv (um por eixo), que em conjunto conferem a este B-SUV todo-o-terreno 145 cv distribuídos pelas quatro rodas através de uma transmissão automática de dupla embraiagem de seis velocidades.
Garante a Jeep que “mesmo para os percursos todo-o-terreno mais aventureiros”, este sistema permite vencer inclinações acentuadas de 40% em superfícies não pavimentadas e de 20% quando o eixo dianteiro não tem aderência.
Ainda em terrenos acidentados, o Avenger 4xe responde com mestria, com ângulos todo-o-terreno melhorados relativamente ao “Avenger normal”, uma distância ao solo adicional de 10 mm e uma capacidade de transposição de água até 40 cm.
Os ângulos todo-o-terreno incluem ângulos de aproximação de 22º, de viragem de 21º e de saída de 35º, sendo a distância livre ao solo de 21 cm.
A motricidade em diversos tipos de terreno foi testada pela FLEET MAGAZINE e o resultado foi de facto surpreendente. Este “pequeno” B-SUV inclui um redutor 22,7:1 no eixo traseiro, o que lhe confere um binário de 1.900 Nm nas rodas, o que garante que não falta tração, mesmo em terrenos muito íngremes ou desafiantes.
O sistema inteligente de tração integral fica, por outro lado, responsável pela gestão das capacidades 4×4 do Avenger 4xe. A baixas velocidades, a tração permanente nas quantro rodas é mantida com uma divisão de binário de 50:50, ao passo que em velocidades médias (entre os 30 e os 90 km/h), a tração do eixo traseiro é ativada apenas quando necessário. Já em velocidades acima dos 90 km/h, o motor elétrico traseiro é desacoplado do eixo para otimizar o consumo de combustível.
Níveis de equipamento e preços do Jeep Avenger 4xe
- Upland, a partir de 34.250 euros
- Overland, desde 36.250 euros
- North Face, por 40.250 euros
Mais informações sobre as possíveis configurações no site da Jeep.