Chama-se Avenger e é o primeiro veículo alimentado a bateria (BEV) da Jeep.
Este SUV 100% elétrico já foi apresentado e marca o início da Jeep por caminhos zero emissões na Europa – até 2025, a marca pretende introduzir quatro BEV no seu portefólio.
Este é um carro que, diz a Jeep, foi “desenvolvido a pensar nas necessidades específicas dos clientes europeus”.
Posicionado na categoria B-SUV, o Avenger vai posicionar-se abaixo do Jeep Renegade, complementando a oferta da marca neste segmento.
E embora só chegue aos concessionários no final do primeiro trimestre de 2023, os clientes Jeep poderão, a partir de 2 de novembro próximo e até 30 do mesmo mês, pré-reservar a versão Launch Edition em jeep.pt, uma edição deste SUV elétrico com preço a começar nos 39.500 euros.
Um sistema elétrico totalmente novo no Jeep Avenger
O Avenger marca a estreia de um propulsor elétrico de nova geração.
A segunda geração do propulsor elétrico de 400 Volts é a primeira a ser lançada pela Emotors, uma joint-venture entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding.
Este motor fornece 156 cv (115 kW) de potência às rodas e um binário máximo de 260 Nm, disponível imediatamente no arranque.
Quanto à bateria, também produzida pela Stellantis, é composta por 17 módulos e 102 células, com uma capacidade total de 54 kWh, capaz de assegurar uma autonomia de 400 km no ciclo WLTP (550 km em circuito urbano).
Relativamente a carregamento, a Jeep diz que “carregar o Avenger é extremamente simples”. Através de um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua (DC), é possível carregar uma autonomia de viagem de 30 km em três minutos. Ao fim de apenas 24 minutos, o condutor pode carregar o pack de baterias de 20 a 80% da carga.
Recorrendo a um cabo Mode 3 de 11 kW, ligado a um posto público de corrente alternada (AC), são precisas 5,5 horas para carregar o conjunto de baterias a 100%.
O Avenger continua a ser um Jeep
É o primeiro Jeep com tração dianteira equipado de série com os sistemas Selec Terrain e Hill Descent Control que, em conjunto com os seus ângulos de ataque (20º), ventral (20º) e de saída (32º), bem como a distância ao solo (200 milímetros), “fazem dele uma referência no segmento” tanto para condução fora de estrada como para condução em cidade, anuncia a marca.
O sistema Selec Terrain permite optar entre osm odos Normal, Eco, Sport, Snow, Mud ou Sand.
Um Avenger equipado
Este novo SUV elétrico conta com um sistema de infotainment (presente em todas as versões), equipado com um ecrã de 10,25 polegadas (do sistema Uconnect) e combinado com um painel digital disponível em duas variantes (7 ou 10,25 polegadas).
O sistema garante também a possibilidade de espelhar o dispositivo móvel via Android Auto ou Apple CarPlay. A navegação a bordo é garantida pela TomTom e o Avenger permite ainda o reconhecimento de voz natural.
Relativamente a sistemas de segurança, o Avenger já conta com condução autónoma de nível 2, capaz de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, graças às tecnologias Adaptive Cruise Control e Lane Centering.
Inclui ainda:
- Traffic Jam Assist;
- Traffic Sign Recognition;
- Automatic Emergency Braking;
- Drowsy Driver Alert;
- Blind Spot Monitoring;
- Lane Keeping Assist;
- Sensores de estacionamento a 360º com Active Park Assist;
- Câmara Traseira a 180º com vista tipo drone