Até 2025 a Jeep quer introduzir quatro veículos elétricos a bateria no seu portfólio. Para já, e enquanto não chega o Avenger – o primeiro Jeep 100% elétrico – há uma alternativa plug-in bastante divertida de conduzir e com a vantagem de ser Classe 1 nas portagens, quando equipada com dispositivo de pagamento eletrónico.
Um dos responsáveis pela incursão da Jeep por terrenos de eletrificação chega ao mercado com uma versão chamada Renegade 4xe Trailhawk. Apetrechado de tecnologia, este SUV compacto tem a estética marcada pela imponência da icónica grelha, que faz as delícias dos apaixonados da marca, mas também daqueles que procuram uma alternativa de mobilidade que fuja aos habituais cânones deste género de modelos.
Se consideramos o Renegade 4xe como um meio de transitar para a mobilidade elétrica, percebemos que o podemos fazer ao volante de um SUV compacto com uma posição de condução elevada, facilmente ajustável de forma elétrica em profundidade, inclinação e altura.
É aqui, ao volante deste plug-in, que encontramos um cockpit repleto de tecnologia, fruto do sistema Uconnect disponível no ecrã tátil de 8,4 polegadas instalado na consola central, com possibilidade de espelho com Android Auto ou Apple CarPlay. De salientar a existência de (muitos) botões físicos na consola central. Uma alusão a uma época em que o analógico era norma em veículos deste calibre.
Sistema híbrido
O Jeep Renegade 4xe Trailhawk é um plug-in que, diz a marca, garante perto de 50 km de autonomia elétrica em ambiente urbano.
Esta autonomia é assegurada por uma bateria de 11,4 kWh de capacidade, instalada debaixo dos bancos traseiros. Não compromete muito o espaço da bagageira, mas as dimensões compactas do Renegade também não lhe permitem que ultrapasse os 330 litros. Se a bateria pode ser carregada em andamento, como em qualquer modelo plug-in, recorrendo às desacelerações ou travagens, o tempo de carga num posto público de 7,4 kW é de pouco mais de hora e meia. Valor que aumenta consideravelmente para perto de cinco horas quando recarregada num ponto de 2,3 kW de potência.
A garantir a locomoção do Renegade 4xe está um motor a gasolina 1.3 litros de 180 cv, coadjuvado por dois motores elétricos, um em cada eixo. Por via disso, a potência combinada passa para uns muito enérgicos 240 cv, propondo um expressivo binário de 533 Nm.
Embora seja um carro que não foi pensado para circular a grandes velocidades, com a autoestrada a ser o último dos seus pisos de eleição, o Renegade 4xe presta-se a comportamentos dinâmicos sur- preendentes para um veículo com a sua configuração, beneficiando ainda de uma tração às quatro rodas que aumenta os níveis de segurança e confiança ao volante.
No capítulo dos consumos, e embora a marca anuncie 2,2 l/100 km de consumo combinado, não nos foi possível alcançar valores abaixo dos seis litros de média final, mesmo com uma condução regrada; muito por culpa das quase duas toneladas de peso (em vazio) deste SUV compacto.
Impressões
Uma clara aposta para quem procura um SUV diferente do habitual, com uma personalidade todo-o-terreno bem vincada e que oferece a possibilidade de escolher modos de condução aptos para neve, lama ou areia, por exemplo. Para ajudar na condução fora de estrada existem ainda as funções 4WD Lock, 4WD Low e o sistema de assistência em descidas.
Capaz de proporcionar boas sensações off-road, no asfalto também não deixa os seus créditos por mãos alheias, com prestações cumpridoras e a promessa de que, havendo um carregador elétrico em casa ou no trabalho, as viagens urbanas diárias podem ser conseguidas sem recurso a uma gota de gasolina.
Custo de aquisição, valores de renting e características do Jeep Renegade 4xe Trailhawk 1.3 TG Plug-in Hybrid 240 cv AT6
Custo de aquisição | 33.968 euros + IVA |
---|---|
Renda 36 meses | 718,63 euros + IVA |
Renda 48 meses | 686,75 euros + IVA |
Potência combinada | 240 cv / 533 Nm |
Motor a gasolina | 1.332 cc |
Motor elétrico | 60 cv |
Bateria | 11,4 kWh |
Consumo combinado | 2,2 l/100 km |
Emissões CO2 | 51-53 g/km |
Autonomia elétrica | 52 km |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |