“Estamos a analisar a possibilidade de voltar a ter comerciais ligeiros e vamos ser mais agressivos no mercado das frotas”
Com novo importador sediado no Porto, a marca coreana quer revitalizar a sua presença no nosso país. E o novo Hyundai i20 é o primeiro rosto dessa mudança.
“É também o elemento chave para conquistar empresas”, acrescenta Jorge Costa, o novo diretor de vendas da Hyundai em Portugal, assegurando o reforço da política comercial para com os clientes empresariais.
Na entrevista que concedeu à Fleet Magazine de Junho de 2015, Jorge Costa promete que o novo importador vai ter uma abordagem mais agressiva através da rede de concessionários e estabelecer parcerias com as gestoras de frota.
“Vamos criar uma dinâmica de vendas que aposta em campanhas assentes em produtos financeiros, numa maior agressividade no mercado das frotas, na exclusividade de equipas de vendas, na melhoria do programa de usados e mesmo em novos produtos e serviços na área de após-venda e peças”, explica.
Com que modelos a Hyundai vai entrar nas empresas?
O novo Hyundai i20 tem uma versão diesel com atributos essenciais para responder às necessidades das empresas. Por isso, é um elemento chave para a conquista deste mercado.
Além disso, dispomos de uma oferta alargada em todos os segmentos de passageiros e estamos a analisar a possibilidade de voltar a disponibilizar veículos comerciais ligeiros.
Em julho apresentaremos os novos i30 e i40, o novo Tucson está previsto para setembro e, para finalizar o ano, teremos o novo Santa Fé. Após esta avalanche de produtos, o modelo mais antigo da Hyundai terá apenas 2 anos!
Como pensam trabalhar com os representantes da marca a abordagem ao segmento empresarial?
Um dos nossos objetivos estratégicos é a requalificação da abordagem comercial e por isso, estamos a reorganizar a nossa rede de concessionários, para garantir os nossos objetivos mas também um crescimento sustentável dos nossos parceiros.
Em relação aos clientes empresariais, a estratégia da Hyundai Portugal passa pelo reforço da política comercial de frotas, com uma abordagem mais agressiva e mais próxima dos nossos clientes. Mas também um trabalho em parceria com as gestoras de frota.
Qual o principal fator diferenciador capaz de convencer uma empresa a apostar na Hyundai?
A Hyundai é uma marca sólida a nível global e apostada em evidenciar o seu maior ativo: a qualidade dos seus produtos.
Uma expressão desta confiança da Hyundai é uma vantagem única que se mantém há muitos anos: 5 anos de garantia sem limite de quilómetros, 5 anos de Assistência em Viagem e 5 Anos de Check-ups anuais gratuitos realizados num reparador autorizado Hyundai. Estas mais-valias são aplicáveis a toda a gama e têm um impacto muito positivo no controlo dos custos de manutenção não programados.
Que importância terá o novo i20 para as frotas?
O novo i20 está a ser o principal impulsionador da marca no mercado europeu, sendo responsável pelo crescimento de 31% das vendas durante o primeiro trimestre de 2015. Em linha com a Europa, em Portugal estima-se que o i20 represente 50% das nossas vendas.
A nova geração é claramente uma excelente opção, tendo por base as suas dimensões, o baixo consumo e a fiabilidade demonstrada pela garantia 5 anos sem limite de quilómetros. O motor 1.1 CRDi de 75 cv é um fator diferenciador, porque neste segmento a concorrência apenas oferece motores com cilindradas maiores, com custos de manutenção e de utilização mais elevados.
Estamos a equacionar um derivado com dois lugares, mas dependerá da sustentabilidade e crescimento deste segmento e do seu enquadramento fiscal para 2016.
Valor da Hyundai no Mundo
A nível europeu e mundial a Hyundai é uma marca muito forte.
Na Europa, o registo de matrículas aumentou mais de 10% nos primeiros meses de 2015, conservando uma quota de mercado de 3.3%.
No global, o grupo Hyundai (incluindo a Kia) é o quinto maior construtor mundial.
No conjunto das duas marcas, as vendas europeias são superiores às dos grupos Toyota (incluindo Lexus) e Daimler (Mercedes/smart) (dados ACEA)