Depois de em junho o mercado automóvel em Portugal ter assinalado a maior queda percentual, nesse mês, em toda a Europa (menos 53,7%), a contração verificada em julho foi de apenas 17,8% no que toca aos veículos ligeiros, incluindo os comerciais de mercadorias.
Porém, apesar de o mercado ter conseguido em julho de 2020 efetuar mais 32,1% de matrículas de ligeiros face a junho deste ano (17.738 viaturas para apenas 13.423 de junho de 2020), a verdade é que a queda de 17,8% poderia ter sido maior, não fosse o caso de a base comparativa homóloga ser mais reduzida, uma vez que, em julho de 2019, se verificou uma queda de 5,8% no registo de novos veículos.
https://fleetmagazine.pt/2019/08/02/julho-2019-comercio-automovel/
Por tipo de veículo, esta foi a distribuição e a variação de novas matrículas de ligeiros verificada em julho deste ano, bem como os valores respeitantes aos primeiros sete meses de 2020.
Julho |
Janeiro – Julho |
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2020 | 2019 | %Var | 2020 | 2019 | %Var | |
Ligeiros de passageiros | 15 209 | 18 436 | -17,5% | 80 057 | 147 031 | -45,6% |
Ligeiros de mercadorias | 2 529 | 3 138 | -19,4% | 14 151 | 22 153 | -36,1% |
Total de Ligeiros | 17 738 | 21 574 | -17,8% | 94 208 | 169 184 | -44,3% |
No que respeita aos veículos ligeiros de passageiros, esta é a tabela com as doze marcas com maior número de novas matrículas em julho de 2020:
2020 | 2019 | Variação | ||
1.º | Renault | 1 863 | 2 106 | -11,5% |
2.º | Peugeot | 1 642 | 1 821 | -9,8% |
3.º | Mercedes-Benz | 1 457 | 1 508 | -3,4% |
4.º | Fiat | 1 029 | 1 402 | -26,6% |
5.º | Citroën | 930 | 998 | -6,8% |
6.º | BMW | 882 | 974 | -9,4% |
7.º | Volkswagen | 775 | 1 222 | -36,6% |
8.º | Nissan | 703 | 909 | -22,7% |
9.º | Toyota | 696 | 728 | -4,4% |
10.º | Ford | 695 | 665 | 4,5% |
11.º | Seat | 690 | 1 098 | -37,2% |
12.º | Hyundai | 591 | 585 | 1% |
Juntas, as três primeiras marcas valeram quase um terço do mercado português em julho (32,6% do número total de matrículas). No pódio do acumulado até ao final de julho de 2020, mantém-se a Renault (9.778 registos), a Peugeot (8.710 registos) e a Mercedes-Benz (7.644 registos).
Entre as primeiras doze marcas apenas a Ford e a Hyundai cresceram em relação ao mesmo mês de 2019. Além destas, Volvo, Porsche, Land Rover e DS também apresentaram resultados positivos, de entre as que matricularam mais de 50 unidades em julho.
No que respeita aos veículos ligeiros de mercadorias, esta é a tabela com as dez marcas com maior número de novas matrículas em julho de 2020:
2020 | 2019 | Variação | ||
1.º | Peugeot | 561 | 530 | 6% |
2.º | Citroën | 379 | 507 | -25% |
3.º | Renault | 297 | 635 | -53% |
4.º | Fiat | 206 | 309 | -33% |
5.º | Opel | 178 | 305 | -42% |
6.º | Mercedes-Benz | 161 | 113 | 42% |
7.º | Ford | 151 | 150 | 1% |
8.º | Toyota | 146 | 87 | 68% |
9.º | Iveco | 103 | 115 | -10% |
10.º | Volkswagen | 85 | 83 | 2% |
Destaque para a boa prestação da Mercedes-Benz e da Toyota (a marca japonesas a beneficiar da chegada da Proace City), e em menor escala, da Peugeot, Volkswagen (que sobe, contrariando a tendência verificada nas unidades de passageiros) e da Ford.
Em sentido contrário, a queda da Renault, Fiat e Opel destacam-se pela negativa.
Pode descarregar aqui a Tabela de matrículas de viaturas automóveis em Portugal no mês de julho de 2020 compilada pela ACAP.