Se em maio deste ano o gasóleo era rei e senhor no mercado de veículos usados online B2C, dois meses depois, em julho, os papéis inverteram-se e a gasolina ocupou o trono na percentagem de vendas neste canal.

Quem o diz é o mais recente relatório do Observatório INDICATA, que refere que, apesar do gasóleo ter representado 60% do mercado em julho, esse domínio se deve apenas às vendas de comerciais e de usados mais antigos, onde o gasóleo representa 98% e 75% das vendas, respetivamente.

Por isso, e analisando as vendas no canal usados online B2C até quatro anos de idade durante o mês de julho, pode afirmar-se que o gasóleo caiu agora para o segundo lugar (38,9% das vendas) no tipo de energia preferida pelos clientes de usados. Isto em comparação com os 40,17% registados nas vendas de usados a gasolina.

Já os híbridos continuam a aumentar a sua quota de mercado, tendo alcançado os 12,8% das vendas de julho. Os 100% elétricos, por seu turno, viram as suas vendas estagnarem nos 8%.

Mercado de ligeiros de passageiros novos cresce 40% entre janeiro e julho. Matrículas de elétricos ultrapassam as de diesel

Relativamente a veículos com menos de dois anos, a gasolina também dominou, representando quase metade das vendas de usados (48,7%), ao passo que o gasóleo assegurou 21,9% das vendas.

Os carros híbridos com menos de dois anos garantiram 19,1% das vendas. Quanto aos elétricos, esses mantiveram a quota de 10,2% do mercado em julho, sendo que há mais de um ano que não conseguem aumentar a sua quota de mercado.