O registo de veículos comerciais da União Europeia abrandou a tendência de crescimento de maio (mais 9%) e subiu apenas 2,5% em junho de 2017.
Os modelos ligeiros foram os maiores responsáveis por este crescimento, ao subirem 3,2% neste mês.
De facto, do total de 229.570 unidades matriculadas em junho, 193.444 foram VCL.
No total, a responsabilidade de todos os grandes mercados da UE foi bastante variável: Itália e Espanha registaram os maiores ganhos percentuais (12,7% e 8,8%, respectivamente), seguido por França (2,6%) e Reino Unido (2,1%), ambos abaixo da média, enquanto a Alemanha recuou 6,7%.
O mesmo comportamento registou-se no que concerne às matriculas de comerciais ligeiros na UE28: Itália (13,3%), Espanha (8,7%), França (2,0%) e Reino Unido (1,8%) registaram crescimento, enquanto a Alemanha regrediu 4,5%.
A relevância destes modelos para o crescimento do mercado automóvel em Portugal voltou a repetir-se em junho de 2017.
Ao matricular 3.787 comerciais ligeiros em junho (mais 16,4%), segundo as tabelas da ACAP, este segmento subiu 12,6% desde o início de 2017.
Comportamento semestral dos comerciais na UE28
Durante o primeiro semestre de 2017, o mercado da UE cresceu 4,2% e conta já com 1.221.811 novos registos de comerciais.
Espanha obteve o resultado mais forte neste período (14,2%), seguido por Itália (8,7%), França (6,0%) e Alemanha (+ 2,1%).
Já o Reino Unido contraiu 2,7% ao longo do primeiro semestre do ano.
No que se refere aos comerciais ligeiros novos (até 3,5 toneladas), nos seis meses do ano mais de um milhão de registos representou um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2016.
O Reino Unido (- 3,7%) foi o único mercado importante que reduziu as vendas, enquanto os mercados espanhol (16,3%), italiano (6,5%), francês (6,4%) e alemão (3,3%) tiveram desempenho positivo.
Pode consultar os números de Portugal neste texto, bem como uma análise ao comportamento das marcas automóveis.
Pode ainda descarregar AQUI as listas europeias das vendas de veículos comerciais.