O software é português e permite criar aplicações multiplataforma que podem servir para uma infinidade de funções. Uma das quais ajudar a gerir melhor uma frota automóvel
Jorge Neves, developer da plataforma de desenvolvimento de aplicações móveis Kalipso, explica, em discurso direto, as qualidades deste aplicativo criado pela Sysdev Mobile Computing, uma pequena empresa de Ílhavo exportadora de software desde 2007:
“Imagine que não depende de terceiros para desenvolver as suas aplicações. Imagine um produto tão fácil de usar que qualquer pessoa com conhecimentos básicos de base de dados pode desenvolver uma aplicação para PDA ou Smartphone. É isso que o Kalipso propõe, graças a um sistema simples de ‘drag and drop’ que permite criar uma aplicação em minutos”.
“Depois dessa fase, passa-se à implementação da lógica e foi aqui que criámos um produto diferenciador. Ao contrário das plataformas de desenvolvimento comuns, o Kalipso transporta o conceito de ‘arrastar e largar’ também para o comportamento da aplicação, pelo que o utilizador só tem de escolher entre uma lista de ações aquela que quer executar e quando. Este aspeto é fundamental porque o utilizador raciocina como no seu dia-a-dia e não como um programador que domina linguagens e sintaxes extremamente complicadas”.
Mas de que forma esta plataforma pode ser útil a um gestor de frota?
É que, tal como pode desenvolver aplicações próprias para vendas, controlo de produção e qualidade, inventário ou separação de encomendas, registo de entregas, leitura de códigos de barras, impressão de etiquetas, etc., o Kalipso pode também ser utilizado para criar qualquer tipo de APP destinada a melhorar a operacionalidade e a logística das viaturas de empresas, incluindo de rent-a-car.
Entre as funcionalidades possíveis está a recolha do estado ou de outros dados relacionados com a viatura, como o registo de custos (combustível, oficina, etc.), da atividade e dos tempos de paragem, o envio para o veículo de serviços planeados ou que surjam ao longo do dia, o acompanhamento, em tempo real, da evolução dos serviços e o registo das condições de devolução de uma viatura, com possibilidade de inclusão de provas visuais ou de entrega com a opção de recolha de assinatura.
E ainda geolocalização com integração direta com plataformas como TomTom ou simples localização de veículos através de GPS.
Única no Mundo. E portuguesa!
Com clientes em mais de 70 países, utilizado em Portugal por empresas como o Continente, os CTT ou a EDP, além da possibilidade de poder desenvolver novas aplicações em dias ou horas, sem código, e com possibilidade de funcionarem online ou offline, o segredo do sucesso está na especificidade do aplicativo, segundo Arsénio Gil, CEO da Sysdev:
“Ninguém no mundo faz o que nós fazemos com o Kalipso, um aplicativo móvel que serve a todas as empresas, que não precisa de código de programação e que disponibiliza acesso a tecnologias emergentes. Não temos concorrência direta.”
Arsénio Gil defende também “a democratização do desenvolvimento de aplicações móveis multiplataforma para serviço das empresas.
Com o Kalipso, as empresas podem desenhar um produto à sua medida, sem terem de investir em programação nem terem de comprar um produto fechado a outros”, sublinha Arsénio Gil.
Rapidez e simplicidade de utilização
Na atividade específica de gestão de viaturas, a Sysdev já tem clientes em Portugal e no estrangeiro:
“Em Portugal, a Santos e Vale tem estado a explorar a versatilidade da plataforma e uma grande empresa russa utiliza o Kalipso para gerir a sua frota”, revela Jorge Neves.
E foi exatamente a facilidade do desenvolvimento da aplicação que levou o grupo Santos e Vale a apostar no software:
“A aplicação está desenvolvida e a funcionar. Embora com atualizações/evoluções regulares, a parte essencial foi desenvolvida em 2/3 meses a tempo parcial. Se contabilizarmos o tempo real, talvez num mês aproximadamente. O processo, após alguma aprendizagem e habituação da plataforma, é bastante e simples e de fácil utilização, não tendo sido necessário recorrer ao apoio técnico da Sysdev, explica Rui Carvalho, diretor de Sistemas de Informação desta empresa de transporte rodoviário de mercadorias.
Como vantagens, Rui Carvalho destaca “a simplicidade de utilização, o tempo de desenvolvimento e implementação bem como dos custos associados, comparando com o tradicional método de desenvolvimento à medida”.