O novo Renault Kangoo Z.E. vem com mais 50% de autonomia, o que, assegura a marca, são 270 km em ciclo NEDC(*), em vez dos anteriores 170 km.
São cerca de 200 km em utilização em condições reais de utilização, o que significa dispor da maior autonomia entre todos os comerciais ligeiros elétricos disponíveis no mercado
Uma nova bateria associada a um novo motor de elevada eficiência energética e a uma gestão eletrónica otimizada da bateria.
Esta combinação de tecnologias limita o consumo elétrico do veículo em andamento, mantendo a sua potência.
O motor R60 de 44 kW (60 cv) deriva do motor R90 do Renault ZOE e é de conceção 100% Renault.
A bateria “Z.E. 33”, de 33 kWh, foi desenvolvida em conjunto com a LG Chem e tem mais densidade energética.
Este facto aumenta a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo as dimensões e sem o mínimo impacto na fiabilidade e na segurança de utilização, nem qualquer redução da carga útil.
Vem também equipado com uma novidade no mundo dos comerciais ligeiros elétricos: uma bomba de calor, ligada ao ar condicionado, que preserva a autonomia com tempo frio.
Esta bomba de calor permite melhorar a autonomia com tempo frio, porque diminui o recurso a resistências elétricas, grandes consumidoras de energia e de autonomia.
Com o sistema de pré-climatização (o horário de arranque é ajustável através dos comandos no volante), é possível aquecer ou arrefecer previamente o automóvel quando este está ligado (se estiver equipado com ar condicionado).
Um novo carregador, duas vezes mais potente, permite uma recarga completa em cerca de 6 horas numa WallBox de 7,4 kW, ou seja, menos 1h30 do que antes, para obter mais 50% de autonomia.
De série, dispõe de um cabo para carregamento numa WallBox ou num terminal público. Também de série ou em opção (consoante os países) é tem um cabo para carregamento numa tomada doméstica ou de segurança.
Por fim, os novos serviços conectados (Z.E. Trip e Z.E. Pass), estreados no ZOE, simplificam o carregamento nos terminais públicos na Europa.
MOTOR | ||
Cilindrada (cm3) / Tipo de injeção | Sincrono de rotor bobinado | |
Combustível | Elétrica | |
Potência máxima kW CEE (cv DIN) no regime potencia máxima (RPM) | 44/60 a 3,7 KW/32A | |
Binário máximo Nm CEE (RPM) | 225 | |
CAIXA DE VELOCIDADES | ||
numero de relações (mudanças) | 1 | |
DIRECÇÃO | ||
Diâmetro de viragem entre passeios | Normal / Maxi | 10,7 / 11,9 |
TRAVAGEM | ||
Discos à frente (mm) | 280 | |
Discos atrás (mm) | 274 | |
PERFORMANCES | ||
Velocidade máxima (km/h) | 130 | |
0 – 100 km/h veiculo de base (s) | Normal / Maxi | 20,3 / 22,3 |
CONSUMOS | ||
Emissões de CO2 em ciclo misto (g/km) | – | |
Ciclo misto (l/100 km) | 152 Wh/km | |
MASSAS (kg) | ||
Peso / Massa em Vazio em Ordem de Marcha (mínima – máxima) MVODM | Normal | 1 430 |
Maxi (2 lug / 5 lug) | 1 510 / 1 555 | |
Peso Bruto Total / Massa Máxima autorizada (MMAC) | Normal | 2 130 |
Maxi (2 lug / 5 lug) | 2 190 / 2 270 | |
Carga útil máxima (CU) | 650 | |
Intervalos de manutenção | 40 000km/ 2 anos |
Kangoo Z.E. em Portugal
Disponível em Portugal a partir de Setembro, vai manter os preços da geração anterior, numa modalidade que prevê o aluguer de bateria.
Com a bateria incluída, que passa a partir de agora a ser possível, tem um custo adicional de 7.626 euros.
Esta é a tabela oficial de preços do Renault Kangoo Z.E. para Portugal
Mantém também as versões do modelo anterior, nomeadamente níveis de equipamento e 2 comprimentos de carroçaria: 4,28 m e 4,66 m.
Com 2 ou 5 lugares, o volume de carga da versão comercial varia entre os 3 a 4,6 m3, para uma carga útil de 650 kg.
O comercial Kangoo ZE tem-se revelado uma solução prática para alguns clientes empresarias – em Portugal, por exemplo, EMEL e CTT – que têm elogiado o prazer de condução, a capacidade de carga e os custos operacionais competitivos.
É o furgão elétrico líder do mercado europeu, com mais de 25 000 unidades vendidas desde o seu lançamento, em outubro de 2011.
(*) atual ciclo europeu de condução normalizado para o cálculo das emissões e do consumo de energia