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O novo Renault Kangoo Z.E. vem com mais 50% de autonomia, o que, assegura a marca, são 270 km em ciclo NEDC(*), em vez dos anteriores 170 km.

São cerca de 200 km em utilização em condições reais de utilização, o que significa dispor da maior autonomia entre todos os comerciais ligeiros elétricos disponíveis no mercado

Uma nova bateria associada a um novo motor de elevada eficiência energética e a uma gestão eletrónica otimizada da bateria.

Esta combinação de tecnologias limita o consumo elétrico do veículo em andamento, mantendo a sua potência.

O motor R60 de 44 kW (60 cv) deriva do motor R90 do Renault ZOE e é de conceção 100% Renault.

A bateria “Z.E. 33”, de 33 kWh, foi desenvolvida em conjunto com a LG Chem e tem mais densidade energética.

Este facto aumenta a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo as dimensões e sem o mínimo impacto na fiabilidade e na segurança de utilização, nem qualquer redução da carga útil.

Vem também equipado com uma novidade no mundo dos comerciais ligeiros elétricos: uma bomba de calor, ligada ao ar condicionado, que preserva a autonomia com tempo frio.

Esta bomba de calor permite melhorar a autonomia com tempo frio, porque diminui o recurso a resistências elétricas, grandes consumidoras de energia e de autonomia.

Com o sistema de pré-climatização (o horário de arranque é ajustável através dos comandos no volante), é possível aquecer ou arrefecer previamente o automóvel quando este está ligado (se estiver equipado com ar condicionado).

Um novo carregador, duas vezes mais potente, permite uma recarga completa em cerca de 6 horas numa WallBox de 7,4 kW, ou seja, menos 1h30 do que antes, para obter mais 50% de autonomia.

De série, dispõe de um cabo para carregamento numa WallBox ou num terminal público. Também de série ou em opção (consoante os países) é tem um cabo para carregamento numa tomada doméstica ou de segurança.

Por fim, os novos serviços conectados (Z.E. Trip e Z.E. Pass), estreados no ZOE, simplificam o carregamento nos terminais públicos na Europa.

MOTOR
Cilindrada (cm3) / Tipo de injeção Sincrono de rotor bobinado
Combustível Elétrica
Potência máxima kW CEE (cv DIN) no regime potencia máxima (RPM) 44/60 a 3,7 KW/32A
Binário máximo Nm CEE (RPM) 225
CAIXA DE VELOCIDADES
numero de relações (mudanças) 1
DIRECÇÃO
Diâmetro de viragem entre passeios Normal / Maxi 10,7 / 11,9
TRAVAGEM
Discos à frente (mm) 280
Discos atrás (mm) 274
PERFORMANCES
Velocidade máxima (km/h) 130
0 – 100 km/h veiculo de base (s) Normal / Maxi 20,3 / 22,3
CONSUMOS
Emissões de CO2 em ciclo misto (g/km)
Ciclo misto (l/100 km) 152 Wh/km
MASSAS (kg)
Peso / Massa em Vazio em Ordem de Marcha (mínima – máxima) MVODM Normal 1 430
Maxi (2 lug / 5 lug) 1 510 / 1 555
Peso Bruto Total / Massa Máxima autorizada (MMAC) Normal 2 130
Maxi (2 lug / 5 lug) 2 190 / 2 270
Carga útil máxima (CU) 650
Intervalos de manutenção 40 000km/ 2 anos

Kangoo Z.E. em Portugal

Disponível em Portugal a partir de Setembro, vai manter os preços da geração anterior, numa modalidade que prevê o aluguer de bateria.

Com a bateria incluída, que passa a partir de agora a ser possível, tem um custo adicional de 7.626 euros.

Esta é a tabela oficial de preços do Renault Kangoo Z.E. para Portugal

Mantém também as versões do modelo anterior, nomeadamente níveis de equipamento e 2 comprimentos de carroçaria: 4,28 m e 4,66 m.

Com 2 ou 5 lugares, o volume de carga da versão comercial varia entre os 3 a 4,6 m3, para uma carga útil de 650 kg.

O comercial Kangoo ZE tem-se revelado uma solução prática para alguns clientes empresarias – em Portugal, por exemplo, EMEL e CTT – que têm elogiado o prazer de condução, a capacidade de carga e os custos operacionais competitivos.

É o furgão elétrico líder do mercado europeu, com mais de 25 000 unidades vendidas desde o seu lançamento, em outubro de 2011.

(*) atual ciclo europeu de condução normalizado para o cálculo das emissões e do consumo de energia