A partir de agosto de 2024, a KGM inicia operações em Portugal, através da Astara, empresa responsável pela importação de uma gama SUV com propostas para diferentes segmentos e uma pick-up orientada para o trabalho.

O KG Group adquiriu a SsangYong em 2022. Nessa altura, renomeou a marca para KGM e iniciou a comercialização de uma insígnia que, em 2023, atingiu mais de 122 mil unidades vendidas nos cinco continentes.

Segundo o importador, a performance comercial da marca KGM na Europa foi de 30 mil unidades matriculadas em 2023.

Francisco Geraldes, diretor-geral da Astara, diz que a entrada da KGM contribui para o alargamento do portfólio da empresa no segmento líder [SUV] em Portugal. E acrescenta, relativamente a um dos modelos que contará com uma variante 100% elétrica: “O Torres é uma proposta que tem todas as condições para obter sucesso, ao reunir um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era para a marca, com a introdução da versão EVX, totalmente eletrificada”.

A gama KGM (KG Mobility) será assim composta, em Portugal, pelos modelos:

  • Tivoli (B-SUV)
  • Korando (C-SUV)
  • Torres (C/D SUV)
  • Rexton (D-SUV)
  • Musso (Pick-up)

Estes modelos entram em comercialização em Portugal já a partir de agosto de 2024, através de uma rede de dez concessionários distribuídos pelo continente e pelas ilhas. Dessa rede faz parte, por exemplo, o Grupo Automóveis do Mondego Corvauto, que garantiu a representação da marca nas regiões de Coimbra e Aveiro.

Todos os modelos KGM beneficiam de cinco anos de garantia (ou 100 mil km) nos modelos equipados com motor de combustão interna. Relativamente ao Torres 100% elétrico, este conta com uma garantia de sete anos ou 150 mil km e de dez anos ou 1.000.000 de km para a bateria de tração.

Os modelos KGM em detalhe

Torres

Com variantes a gasolina e 100% elétrica, o Torres é o porta-estandarte da marca KGM. Posiciona-se entre os segmentos C e D-SUV e tem um comprimento de 4,7 m e uma largura de 1,89 m.

O modelo 100% elétrico, denominado Torres EVX, é comercializado em dois níveis de equipamento (K3 e K5) e conta com uma bateria de 73,4 kWh, que lhe garante uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado. O motor deste SUV elétrico tem 207 cv e produz um binário de 339 Nm.

Recorrendo a um carregador de 120 kW é possível restabelecer 80% da carga da bateria em 37 minutos. Já utilizando um carregador de 11 kW, serão necessárias 7h45 para carregar a bateria a 100%.

kgm

Os dois níveis de equipamento da versão elétrica – K3 e K5 – incluem, desde a variante de entrada:

  • Ecrã multimédia de 12,3 polegadas com navegação
  • Painel de instrumentos digital com a mesma dimensão
  • Ar condicionado automático bi-zona
  • Jantes de 18 polegadas
  • Iluminação Full-LED
  • Cruise control adaptativo.

O nível K5 acrescenta:

  • Carregador sem fios para smartphone
  • Bancos em pele (os dianteiros aquecidos e ventilados)
  • Jantes de 20 polegadas
  • Teto de abrir
  • Portão traseiro elétrico
  • Câmara com visão 360º
  • Airbag de joelhos do condutor

Relativamente ao modelo a gasolina, conta com um bloco 1.5 litros turbo com 163 cv e 280 Nm de binário, podendo ser acoplado a uma caixa manual ou automática (ambas de seis velocidades). Este modelo será comercializado no nível de equipamento K4.

Quanto a preços, o Torres EVX tem preços a começar nos 45.900 euros (nível de equipamento K3) e de 32.000 euros (acresce IVA) para empresas. A versão a gasolina custa 37.500 euros, sendo que acrescem 2.500 euros caso o cliente opte pela variante de transmissão automática.

Musso

A pick-up comercializada apenas numa variante de carroçaria de cabine dupla, articula-se, diz a Astara, entre versões orientadas para o lazer e para atividades mais profissionais.

Equipada com um motor turbodiesel de 2.2 litros com 202 cv de potência, proporciona um binário de 400 Nm (quando associado a uma caixa manual de seis velocidades), sendo de 440 Nm quando acoplado à caixa automática também ela de seis velocidades.

Todas as versões equipam o sistema Part-time 4WD, que conta ainda com um diferencial autoblocante para situações de terreno mais desafiantes.

A KGM destaca ainda a Musso orientada para o lazer, que introduz no segmento uma solução inédita: uma caixa de carga curta de apenas 1,3 metros de comprimento. Nesta versão, a suspensão traseira é independente.

Já olhando para a variante orientada para o trabalho, esta suporta até 1.085 kg de carga útil, contando com a mais tradicional configuração de molas de lâminas na suspensão traseira.

A Musso conta com um nível de equipamento K3, destinado às versões de trabalho. Este nível contempla:

  • Tablier com revestimento suave onde se encontram o Sistema de infotainment de 12,3 polegadas (com navegação e conectividade Android Auto e Apple CarPlay) e o Painel de instrumentos digital com a mesma dimensão
  • Jantes de liga leve de 17 polegadas
  • Sensores de estacionamento traseiro
  • Luzes diurnas de LED

O nível K5, atribuído às versões de lazer, inclui:

  • Ar condicionado automático bi-zona
  • Bancos em pele e tecido (os dianteiros aquecidos e ventilados) e volante em pele
  • Jantes de 18 polegadas
  • Barras de tejadilho
  • Faróis dianteiros de LED

Relativamente a preços (valores sem IVA), o Musso com caixa manual e lotação de 3 lugares custa, na versão de equipamento K3, 32.150 euros, e na versão de equipamento K5, 35.365 euros.

Tivoli

A partir de 25.950 euros, o Tivoli está disponível num único nível de equipamento (K3).

Este SUV compacto do segmento B tem 4,22 m de comprimento e está disponível numa única motorização a gasolina: 1.5 litros, podendo ser configurável em dois níveis de potência – 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, ou 163 cv com caixa automática (também de seis velocidades).

Korando

Herda o nome da anterior gama SsangYong. Compete no segmento C-SUV e está disponível, tal como o Tivoli, num único motor a 1.5 litros a gasolina, configurável em dois níveis de potência (149 cv associado a uma transmissão manual de seis velocidades ou 163 cv quando associado a uma caixa automática de seis velocidades).

Para a versão de caixa de velocidades manual, os preços começam nos 30.450 euros. Na variante automática, os valores de comercialização iniciam-se nos 32.350 euros.

Rexton

O Rexton é o topo de gama da KGM. Este SUV de até sete lugares com quase 5 metros de comprimento está disponível apenas com um bloco turbodiesel 2.2 litros com 202 cv de potência e 441 Nm de binário (associado a uma caixa automática de oito velocidades).

Comercializado apenas no nível de equipamento K5, o Rexton conta com:

  • Painel de instrumentos digital, ambos de 12,3 polegadas
  • Ar condicionado automático bi-zona com controlo traseiro
  • Bancos em pele
  • Barras de tejadilho
  • Jantes de 20 polegadas
  • Iluminação Full-LED
  • Portão de bagageira e Teto de abrir elétricos
  • Airbags laterais traseiros e de joelhos para o condutor

Quando equipado com dispositivo eletrónico de cobrança de portagens Via Verde, o KGM Rexton beneficia de pagamento de Classe 1.

Os preços do Rexton começam nos 58.900 euros.