Dependendo do tipo de modelos que compõem a oferta em Portugal, estas são as resposta da KIA às dúvidas mais frequentes sobre a sua oferta elétrica em Portugal:

1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido

Existe a possibilidade de reparação de conjuntos de módulos da bateria não sendo preciso
substituir toda a bateria.

2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal

Dependendo do modelo pode ser considerada duração entre 1,2 a 2,8 horas (respetivamente Niro híbrido e Soul EV).

Havendo disponibilidade no armazém europeu é expectável o período de 5 dias úteis.

O que alonga os prazos da ação de manutenção.

3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir

Existem 31 Reparadores Autorizados KIA denominados por ECO no Continente e Ilhas.

Para efetuar intervenções nos modelos híbridos e/ou elétricos, os técnicos têm que ter formação especifica para este tipo de veículos dada pela Kia Portugal.

4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada

Sendo o motor elétrico um componente “selado”, não há lugar a qualquer reparação estabelecida pela marca.

5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?

Não há manutenção preventiva para os componentes elétricos (modelos híbridos ou totalmente elétrico).

Para o modelo totalmente elétrico é necessário efetuar a substituição do líquido de arrefecimento do motor /inversor aos 150.000 km ou 120 meses conforme o que ocorra primeiro.

Posteriormente é substituído a cada 24 meses ou 30.000 km, conforme o que ocorra primeiro.

No que respeita à manutenção preditiva esta acontece sempre a cada 15.000 km /12meses conforme o que ocorra primeiro.

6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?

Não existe histórico de avarias frequentes.

7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?

O valor de cada módulo varia entre os 1.000 euros e os 2.000 euros.

Como em todos os modelos da gama, os modelos electrificados dispões de garantia de 7 anos/150.000 quilómetros.

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