Dependendo do tipo de modelos que compõem a oferta em Portugal, estas são as resposta da KIA às dúvidas mais frequentes sobre a sua oferta elétrica em Portugal:
1- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido
Existe a possibilidade de reparação de conjuntos de módulos da bateria não sendo preciso
substituir toda a bateria.
2 – Duração prevista da operação, incluindo o prazo expectável para ter a bateria em Portugal
Dependendo do modelo pode ser considerada duração entre 1,2 a 2,8 horas (respetivamente Niro híbrido e Soul EV).
Havendo disponibilidade no armazém europeu é expectável o período de 5 dias úteis.
O que alonga os prazos da ação de manutenção.
3 – Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir
Existem 31 Reparadores Autorizados KIA denominados por ECO no Continente e Ilhas.
Para efetuar intervenções nos modelos híbridos e/ou elétricos, os técnicos têm que ter formação especifica para este tipo de veículos dada pela Kia Portugal.
4 – Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada
Sendo o motor elétrico um componente “selado”, não há lugar a qualquer reparação estabelecida pela marca.
5 – Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?
Não há manutenção preventiva para os componentes elétricos (modelos híbridos ou totalmente elétrico).
Para o modelo totalmente elétrico é necessário efetuar a substituição do líquido de arrefecimento do motor /inversor aos 150.000 km ou 120 meses conforme o que ocorra primeiro.
Posteriormente é substituído a cada 24 meses ou 30.000 km, conforme o que ocorra primeiro.
No que respeita à manutenção preditiva esta acontece sempre a cada 15.000 km /12meses conforme o que ocorra primeiro.
6 – Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?
Não existe histórico de avarias frequentes.
7 – Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?
O valor de cada módulo varia entre os 1.000 euros e os 2.000 euros.
Como em todos os modelos da gama, os modelos electrificados dispões de garantia de 7 anos/150.000 quilómetros.
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