Porque o anterior Niro já denunciava o peso dos anos, a Kia modernizou-lhe profundamente as linhas, melhorou a qualidade, o equipamento e aumentou a eficiência do desempenho elétrico.
O Kia Niro foi o primeiro modelo da marca desenvolvido propositadamente para três versões eletrificadas: mecânica híbrida, híbrida plug-in e exclusivamente elétrica. Nascido em 2016, actualizado em 2020, chegou a conhecer até uma inédita versão comercial de dois lugares, criada em Portugal a partir do modelo 100% elétrico.
A diferença entre gerações que provoca mais impacto é o ar de modernidade do atual Kia Niro. Sem perder por completo a silhueta do anterior, o exterior tem mais arrojo e mostra mais classe, principalmente nas carroçarias que apresentam mais do que uma cor.
O interior foi ainda mais trabalhado, para evocar o que de mais moderno e tecnológico há no patamar mais acima, o EV6. Com um painel digital programável atrás do volante e outro situado ao centro e à mesma altura, sem abusar na digitalização em que teimam algumas criações mais recentes, o Kia e-Niro evoluiu na impressão de qualidade, passando a oferecer uma posição de condução mais envolvente e dinâmica do que a da anterior geração.
Felizmente, a funcionalidade permanece. E, embora também possuam comando por toque, o acesso a funções básicas como a climatização ou o desembaciador dos vidros não se encontram integradas no painel central.
Em vez disso, de um modo bem concebido, duas linhas de comandos permutam-se por baixo do ecrã central, para facilitar o acesso a funções importantes como as anteriormente referidas, ou dar acesso mais direto para outras presentes no ecrã central.
Mesmo os botões existentes na consola entre os bancos são bastante intuitivos de operar, assim como o comando rotativo que seleciona a direção da marcha do e-Niro.
Na génese da nova geração está mais uma evolução de uma plataforma alvo de sucessivos melhoramentos, que permitem ao e-Niro atual crescer em todas as direções.
Daqui resulta algum proveito para a habitabilidade, não tanto no banco traseiro (em comparação com o Niro híbrido, os ocupantes do e-Niro são ligeiramente penalizados em altura e no espaço para as pernas), mas sobretudo na capacidade da bagageira, que cresce de 451 para 475 litros.
À frente, sob o capot, uma caixa com tampa fornece mais 20 litros para arrumar os cabos de carregamento elétrico.
O anunciado ligeiro aumento da autonomia prende-se com a melhor aerodinâmica (em parte conseguida com o rebaixamento da altura ao solo) e com ligeiros ganhos no peso total do conjunto.
Porque apesar de mais uns quilómetros homologados, quer a bateria, quer o motor, são essencialmente os mesmos: 64,8 kWh na bateria e o motor dianteiro elétrico com o equivalente a 204 cv.
Impressões
O trunfo do Kia e-Niro continua a ser a eficiência.
Talvez não de uma forma tão destacada da concorrência como quando surgiu, mas uma autonomia real superior a 400 km mantém-no perfeitamente atual.
Agora ainda mais com os melhoramentos de qualidade dos materiais, ergonomia e de equipamento, sem esquecer o que nos leva de volta ao início deste artigo: uma imagem com bastante mais impacto e presença.
Ao longo do ensaio, os consumos médios variaram muito em função do ritmo imposto. Mas no final, o valor combinado de 14,8 kWh assinalado pelo computador de bordo, consegue ser ligeiramente abaixo do anunciado.
Bastante importante, a velocidade de carregamento também aumentou. Pouco em corrente contínua (passou de 77 para 80 kW), mais significativo no valor do carregamento interno, que subiu de 7,2 kW para 11 kW.
Isto permite-lhe ganhar 3,5 horas numa wallbox com esta capacidade em corrente alternada, precisando agora de apenas sete horas para reabastecer por completo.
Kia e-Niro conquista júri e é eleito “Carro Elétrico de Empresa” nos Prémios Fleet Magazine
Custo de aquisição, valores de renting e características do Kia e-Niro
Custo de aquisição* | 35.801 euros + IVA |
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Renda 36 meses* | 697,25 euros + IVA |
Renda 48 meses* | 670,64 euros + IVA |
Motor elétrico | 150 kW (204 cv) |
Binário máximo | 255 NM |
Consumo | 16,2 kWh/100 km |
Bateria | 64,8 kWh |
Autonomia | 455 km (ciclo combinado) |
Tributação Autónoma | Isento |
*IVA | Dedutível desde que o uso da viatura se esgote nas atividades que conferem o direito a dedução |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |