A Kia introduziu o sistema mild-hybrid de 48 V e uma nova caixa de velocidades manual inteligente em toda a gama Ceed.

A partir de agora, a gama Kia Ceed (hatchback de cinco portas, Sportswagon, ProCeed e XCeed) recebe o sistema motopropulsor mild hybrid (MHEV) EcoDynamics+ 48 V diesel.

kia ceed mild hybrid

A implementação da tecnologia mild hybrid na família Ceed diminui os custos de utilização, torna os consumos dos blocos diesel 1.6 litros mais eficientes e diminui as emissões de CO2 entre 5 e 10% (em ciclo NEDC combinado), sendo que tais números variam consoante a carroçaria, caixa de velocidades, potência do motor e especificação do veículo.

O conjunto MHEV do Ceed conjuga o motor “Smartstream” 1.6 litros diesel com o sistema EcoDynamics+ 48 V MHEV, que foi concebido, segundo a marca, para oferecer consumos de combustível mais eficientes por parte dos motores de combustão. A ativação e a recuperação da energia elétrica são feitas “de forma impercetível”, diz a Kia.

O sistema auxilia a aceleração com a potência fornecida por uma bateria de polímero de iões de lítio de 48 V e prolonga o “tempo desligado” do motor com um Gerador de Arranque Semi-Híbrido (MHSG). O MHSG liga-se à cambota do motor por uma correia e comuta impercetivelmente entre os modos “motor elétrico” e “gerador”. Assim, quando em modo “motor elétrico”, o MHSG reforça a aceleração com energia elétrica e diminui a carga do motor e as emissões. Quando desacelera, o MHSG tem a capacidade de alternar para o modo “gerador” e recuperar a energia da cambota para assim recarregar a bateria.

O bloco U3 de 1.6 litros CRDi (injeção direta common rail) utiliza a redução catalítica seletiva (SCR) para controlar as emissões, produzindo, quando comparado com as anteriores gerações diesel Kia, menos dióxido de carbono, partículas e NOx. O U3 1.6 CRDi está disponível nas versões de 115 e 136 cv.

https://fleetmagazine.pt/2020/06/03/kia-niro-empresas-tributacao-autonoma/

Nova caixa de velocidades “clutch-by-wire”

Trata-se da nova caixa de velocidades manual inteligente (iMT) da Kia e o Ceed é o primeiro Kia na Europa a usufruir desta nova tecnologia.

A iMT equipa exclusivamente os modelos semi-híbridos EcoDynamics+. O sistema “clutch-by-wire” contribui também para uma economia nos consumos e para a diminuição das emissões de CO2.

A caixa de velocidades inteligente é eletrónica e integra-se no grupo EcoDynamics+. Quando o Kia branda para parar, a iMT conjuga-se com o MHSG para desligar o motor mais cedo do que o sistema de paragem e arranque Idle Stop & Go. No modo de condução “Eco”, a iMT permite breves períodos de marcha por inércia com o motor “desligado” a velocidades inferiores a 125 km/h; o motor é novamente “ligado” assim que são acionados os pedais do acelerador ou da embraiagem.

Quanto a números, as emissões de CO2 dos Ceed e Ceed Sportswagon EcoDynamics+ são de 96 g/km quando equipados com a iMT e de 99 g/km quando equipados com a caixa de sete velocidades de dupla embraiagem (7DCT). Relativamente ao ProCeed, as emissões combinadas de CO2 são de 103 g/km quando equipado com a iMT e de 104 g/km com a 7DCT. Por último, o XCeed apresenta emissões combinadas de 101 g/km quando equipado com a iMT e de 108 g/km com a 7DCT.