SUV. Elétrico. Compacto. Três características-chave que o novo Kia EV3 reúne e que poderão tornar-se poderosos pressupostos na hora da escolha de uma solução de mobilidade de uma empresa
A Kia apresentou, em Portugal, o seu mais recente veículo elétrico. Trata-se do EV3, um SUV compacto com plataforma dedicada E-GMP que tem como grande atrativo o número de quilómetros que consegue percorrer com uma só carga (na variante equipada com bateria de maior capacidade): 605.
Mas não é tudo. O grande trunfo do EV3 passa também pelo preço chave-na-mão que a Kia preparou para empresas: 30.447 euros para a versão Drive e 33.699 euros para a versão Tech. Em ambos os valores acresce IVA.
A Kia acredita que o canal Empresas representará um volume de vendas estimado acima de 90%
O EV3 recorre às tecnologias avançadas utilizadas nos irmãos mais velhos EV6 e EV9, ambos modelos multipremiados (o EV6 conquistou mesmo o troféu “Carro de Empresa VLP” nos Prémios Fleet Magazine 2022).
Kia EV9: preços para empresas começam nos 60.990 euros (s/ IVA)
Embora reúna em si argumentos como tamanho compacto, eficiência, espaço a bordo e conforto, o Kia EV3 parece não se perfilar apenas como um simples carro elétrico familiar, ideal para meras deslocações pendulares casa-trabalho-casa. Não. Após testes exaustivos em todo o continente europeu e em todas as condições de condução, diz o fabricante que o EV3 “provou ter um desempenho de elevado nível em autoestradas, ruas urbanas, estradas sinuosas e viagens longas”, validando por isso o desempenho no que respeita a autonomia e carregamento.
O EV3 é mais um passo no caminho que a Kia está a percorrer: entregar na sua oferta de gama, até 2026, onze modelos elétricos. Em 2027 este número deverá aumentar para 15 e mais tarde, em 2035, o objetivo é ainda mais ambicioso: todos os carros novos Kia vendidos na Europa serão elétricos.
Dados técnicos do Kia EV3
Dotado de um bloco motriz com 204 cv de potência, o EV3 pode ser equipado com dois tamanhos de bateria: 58,3 kWh, para uma autonomia média de até 436 km, e 81,4 kWh, podendo, com esta, chegar aos 605 km de autonomia, um valor que poderá mesmo ser de referência no segmento.
No entanto, a Kia garante que a autonomia de 605 km (segundo norma WLTP) pode aumentar para 773 km quando o EV3 é utilizado em condução exclusivamente urbana.
A tecnologia de carregamento rápido de 400 V permite carregar a bateria de 58,3 kWh entre os 10% e os 80% em 29 minutos. Já na variante de 81,4 kWh são precisos apenas 31 minutos. A marca diz mesmo que é possível adicionar 202 km de autonomia ao EV3 em apenas um quarto de hora.
Tec(h)nologia a bordo
Ao volante, o condutor encontra um painel digital construído por um ecrã triplo panorâmico, com dois ecrãs táteis de 12,3 polegadas e um outro de 5,3 polegadas para o controlo da climatização.
Em estreia neste modelo encontra-se o Kia In-Car Payment, um sistema que permite fazer pagamentos no automóveo. A primeira parceria neste âmbito foi firmada com a Parkopedia, que ajuda os condutores a localizarem um estacionamento disponível e a pagarem através do ecrã de navegação do veículo.
O EV3 é outro dos modelos Kia que já conta com atualizações over-the-air, capacidade de transmissão de vídeo e até ChatGPT (estas duas últimas funções só estarão disponíveis após uma atualização prevista para 2025). Conta ainda com funcionalidades a pedido através da Kia Connect Store e uma Chave Digital 2.0 que permite até sete pessoas desbloquearem e ligarem o veículo através de um smartphone.