Kia EV6 o concorrente mais direto do Tesla Model 3. Ao carro americano a Kia responde com mais qualidade e uma bateria que lhe garante maior autonomia.

Este Kia EV6, o primeiro de vários modelos 100% elétricos que a marca vai lançar ao longo dos próximos ano. Um dos trunfos reside na velocidade de carregamento: em postos de carregamento ultra-rápidos, a bateria pode recuperar de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

A Kia garante ser possível recuperar energia para mais uma centena de quilómetros em menos de quatro minutos e meio.

kia ev6
Kia EV6: Plataforma E-GMP

A nova  plataforma E-GMP é a principal responsável por tudo o que há de bom neste carro: uma distância entre eixos generosa, com 2,9 metros, assegura-lhe uma habitabilidade excepcional e muita estabilidade (as rodas ficam nos extremos da carroçaria), além de área suficiente para instalar módulos de bateria com pouca altura, que permitiram baixar o centro de gravidade do carro e aumentar a eficiência aerodinâmica.

Conteúdo deste artigo

Potência e Autonomia do Kia EV6

O Kia EV6 oferece potências entre 170 e os 585 cv, para autonomias de 400 até 510 quilómetros, nas três versões que se seguem e que compõem a gama disponibilizada em Portugal:

  • Kia EV6 Air, com motor de 170 cv, bateria de 58 kWh e autonomia em cidade até 578 km;
  • Kia EV6 GT-Line, com motor de 229 cv, bateria de 77,4 kWh e autonomia em cidade até 740 km;
  • Kia EV6 GT AWD, com dois motores e tração total, 585 cv e bateria de 77,4 kWh, autonomia em cidade até 406 km. (Disponível no final do primeiro semestre de 2022).

Este é o quadro detalhado com as características técnicas do Kia EV6

Preços do Kia EV6 em Portugal

Preços para Empresas e ENI

Exclusivamente para clientes profissionais (Empresas e ENI), a Kia Portugal desenvolveu o preçário que se segue:

  • Air: 37.750 euros + IVA
  • GT-Line: 45.150 euros + IVA

Preços para Particulares

O Preço de Venda ao público com campanha comercial de apoio ao financiamento do Santander é o seguinte:

  • Air: desde 43.950 euros
  • GT-Line: desde 51.550 euros

Interior do Kia EV6

O interior do Kia EV6 possui alguns toques de ousadia mas não tanto quanto o design do exterior poderá sugerir.

Com um comprimento de 4,68 metros de comprimento e 500 a 572 litros de capacidade total nos dois espaços de arrumação (o tradicional na traseira e um debaixo do capot), as medições interiores atestam a extraordinária habitabilidade do banco traseiro, sobretudo na distância que medeia entre os dois bancos. Facto que também pode ser aproveitado pelos ocupantes dos lugares da frente, ao rebater quase por completo, para trás, o encosto destes bancos.

Extremamente envolvente e com boa posição de condução, a parte frontal destaca-se por prudentemente não ter ultrapassado a barreira que separa a inovação tecnológica da funcionalidade e, principalmente, da segurança.

E se isto pode soar de alguma forma conservador, o facto é que os ecrãs mais estreitos e em posição horizontal na linha do olhar do condutor são não apenas funcionais, como algumas funções tornam-se bastante mais seguras de operar durante a condução. É o caso do sistema de climatização, em zona reservada fora dos ecrãs principais, com uma precisão de toque que evita erros de comando, além de se revelar completamente intuitivo de operar.

Importante não apenas para melhorar o conforto como para aumentar a segurança, o sistema head-up display possui tecnologia de realidade aumentada, projetando no vidro de um modo muito conveniente, diversas indicações de condução, incluindo do sistema de navegação.

Além de possuir diversos sistemas de alertas para obstáculos em redor do veículo, câmaras instaladas nos retrovisores projetam imagens no ecrã atrás do volante, dependendo do sentido em que o sinal de pisca é accionado. Este sistema é particularmente útil para a redução dos riscos de incidentes com peões ou condutores de bicicletas ou trotinetas, por exemplo, uma vez que permite antecipar obstáculos imprevistos no chamado “ângulo morto”.

Carregamento bi-direccional

O sistema de carregamento interno é bidirecional, ou seja, permite recarregar a bateria do Kia EV6 mas também fornecer energia para dispositivos externos. Para o efeito possui uma tomada Schuko com 230V/16A, capaz de fornecer até 3,6 kW da bateria a dispositivos externos.

Para tal bastando utilizar um simples adaptador que transforma a ficha de carregamento exterior numa tomada elétrica. Este adaptador de fichas é específico para cada mercado, permitindo ao EV6 carregar desde eletrodomésticos até outros EV.

Por exemplo, a função V2L é capaz de alimentar uma televisão de 55 polegadas e um sistema de ar condicionado em simultâneo durante mais de 24 horas.

Sistema de Recuperação de energia

O sistema de travagem regenerativa, comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, permite abrandar facilmente o EV6, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética.

Dependendo da vontade de recuperar energia e/ou reduzir a velocidade da viatura, o sistema instalado no Kia EV6 permite escolher entre seis níveis de travagem regenerativa: nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático.

O modo de condução “i-PEDAL” assegura a máxima quantidade de energia do sistema de travagem, dando a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.

Conectividade e infotainment do Kia EV6

O Kia EV6 está equipado com um sistema de infotainment que inclui ecrãs duplos de 12”.

Os seus monitores curvos recorrem a uma nova estrutura e a uma tecnologia que faz diminuir o impacto da luz que incide sobre eles.

O painel de instrumentos e o sistema de infotainment estão ligados, como se de um único elemento se tratasse, em vidro reforçado.

A bordo, este sistema estende-se desde o volante até ao centro do EV6, exibindo o painel de instrumentos digital em frente ao condutor e o sistema de infotainment por cima da consola central.

Há também o ecrã head-up display com realidade aumentada, que projeta informações de condução e avisos dos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) onde se incluem, entre outros:

  • Assistência à Saída em Segurança
  • Assistente de Fila de Trânsito
  • Assistência à Condução em Autoestrada 2
  • Sistema Inteligente de Auxílio Remoto ao Estacionamento