A tabela anual elaborada pela JD Power, uma empresa de pesquisa de mercado dos EUA, colocou a Kia na liderança das marcas automóveis, em termos de qualidade, no mercado americano.
Avaliando a experiência de condução, o desempenho e a qualidade do veículo durante os primeiros 90 dias de propriedade do carro, esta lista resulta de um total de 80.157 inquéritos preenchidos por proprietários de veículos convidados a avaliar 233 problemas potenciais de 33 fabricantes de automóveis e 245 diferentes veículos.
Em 27 anos, é a primeira vez que uma marca generalista lidera o ranking, uma classificação confirmada pelas boas prestações dos modelos Soul e Sportage, que lideraram a sua classe, e ainda do Rio Sedan e Sorento nos respetivos segmentos.
Apesar de terem uma procura e necessidades distintas do europeu, os Estados Unidos são o segundo maior mercado automóvel mundial, pelo que os resultados locais do estudo da J.D. Power são considerados um forte indicador a nível global.
Desde 2013 que a KIA marca presença entre as 10 melhores marcas. Em 2015, já tinha conseguido chegar à 2.ª posição da tabela, liderando todos os fabricantes generalistas.
Este ano, troca de posição com a Porsche (que vinha liderando a lista há 3 anos consecutivos) e ocupa o lugar mais alto do pódio.
Na terceira posição surge a Hyundai, outra marca do grupo do qual a Kia faz parte e que igualmente sobe uma posição na tabela. Seguem-se a Toyota (10.ª em 2015) e a BMW (6.ª em 2015) a fechar o TOP5.
Por ordem decrescente classificaram-se a Chevrolet, Buick, Lexus, Lincoln, Nissan, Ford, GMC, Infiniti e Volkswagen.