A nova geração do Kia Niro chega a Portugal com duas versões eletrificadas:
- Híbrida (HEV), a partir de 32 mil euros (inclui 5.900 euros em campanha exclusiva com Financiamento Santander Consumer);
- 100% elétrica (EV), com uma oferta para clientes empresa de 34.655 euros (valor sem IVA) e, para particulares, a partir de 41.700 euros (inclui 6.800 euros em campanha exclusiva com Financiamento Santander Consumer).
Maior do que o antecessor, o novo Kia Niro assenta sobre a terceira geração da plataforma K, concebida especificamente para acomodar conjuntos eletrificados.
“O novo Kia Niro surge numa fase de grande expansão do segmento C-SUV, que tem uma perspetiva de crescimento na Europa de 4 pontos percentuais em 2023” (João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal)
O responsável da Kia Portugal acredita que o mercado português não será exceção e que a marca mantém “excelentes expectativas para esta nova geração”.
A geração anterior totalizou quase duas mil matrículas em Portugal, das quais mais de 60% significaram a chegada de novos clientes à marca.
Conteúdo deste artigo
Dimensões e números do novo Kia Niro
Com exceção da altura, todas as medidas exteriores do Niro aumentaram: o comprimento cresceu 45 mm (agora 4.420 mm), a largura 20 mm (agora 1.825 mm) e a distância entre eixos 20 mm (agora 2.720 mm).
O aumento das dimensões exteriores reflete-se, naturalmente, no espaço interior.
Outro detalhe a apontar ao novo Kia Niro é a nova estrutura dos bancos dianteiros, que por serem 30% mais estreitos que os utilizados no modelo anterior, aumentam o espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros.
Considerando as duas versões, o Niro HEV conta com um espaço de carga de 451 litros, mais 107 litros em relação à geração anterior.
Quanto à versão 100% elétrica, o espaço de carga do Niro EV é de 475 litros, mais 44 litros do que na anterior geração. Acresce ainda um outro espaço de carga localizado debaixo do capô, com 20 litros.
Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga do Niro HEV pode atingir os 1.445 litros e os 1.392 litros no Niro EV.
KIA Niro HEV: 100% híbrido
A versão híbrida do Kia Niro conta com um motor a gasolina de quatro cilindros designado 1.6 GDI Smartstream.
O motor a gasolina trabalha em conjunto com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes de 32 kW, assegurando ao Niro HEV uma potência total de 141 cv.
Os consumos, esses, situam-se nos 4,7 l/100 km, para emissões CO2 a partir de 107 g/km.
A capacidade de reboque (de um atrelado com travões) é de 1.300 kg.
A versão híbrida conta com um modo de condução inteligente “Green Zone”, que liga automaticamente a propulsão elétrica quando o Niro entra em zonas obrigatórias à circulação elétrica, identificadas a partir do sistema de navegação e dos padrões de condução.
Mass é também possível ao condutor definir as suas próprias “Green Zones”, bastando-lhe para isso registar alguns endereços nos quais deseja reduzir as emissões poluentes.
KIA Niro EV: autonomia até 604 km
Está equipado com um motor elétrico de 150 kW (204 cv), capaz de entregar um binário instantâneo de 255 Nm.
A autonomia anunciada do Niro EV é de:
- 460 km em ciclo combinado
- 604 km em ciclo urbano (normas WLTP).
Estes valores são conseguidos graças à bateria de iões de lítio de 64,8 kWh.
Um carregamento dos 10 aos 80% demora 43 minutos, quando realizado num carregador de corrente contínua (DC) de alta potência, em condições optimizadas, esclarece a marca.
Quando o condutor seleciona um ponto de carregamento DC como destino e a temperatura ambiente é baixa, o sistema deste carro elétrico usa o condicionamento da bateria com base na navegação para a pré-aquecer.
Isso permite encurtar os tempos de carregamento e otimizar a performance do processo de carga.
Outra das novidades do Niro EV é a possibilidade de utilizar a sua bateria como fonte de energia portátil.
Utilizando um conector externo, é possível utilizar a potência da bateria (até um mínimo de 20% de carga) para alimentar outros dispositivos elétricos.
A capacidade de reboque (de um atrelado com travões) é de 750 kg.
Kia e-Soul regressa com preço para empresas de 32.813 euros (s/ IVA)
Mobilidade elétrica
Recorrendo ao Kia Connect, os utilizadores da versão 100% elétrica podem ver e controlar o estado de carga do Niro.
Podem ainda programar a rota usando a navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades de bordo como a proximidade de estações de carga, por exemplo.
A Kia Portugal oferece aos clientes de automóveis elétricos o cartão de carregamento GOElectric, que resulta de uma parceria com a Ecochoice, responsável pela marca Charge2Go.
Tecnologia a bordo
Integrados no tablier, os dois ecrãs de 10,25 polegadas (um dedicado à instrumentação e outro ao sistema multimédia com navegação, disponível apenas nas versões Tech) são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay.
Na versão Drive, o ecrã multimédia é de 8 polegadas, incluindo também a compatibilidade com os sistemas de conectividade de smartphone.
Por baixo do segundo ecrã multimédia existe um painel tátil que permite o comando dos sistemas de informação e entretenimento e da climatização.
Entre os bancos situa-se uma consola central com outro conjunto de comandos e, na versão de equipamento Tech, um carregador de smartphone por indução.
Comuns às versões Drive e Tech são o ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento de voz, câmara de estacionamento, Cruise Control Adaptativo com Sistema Stop&Go, duas portas de carregamento USB-C, sensor de luz, sistema de chave inteligente, tomada de 12V, travão de mão elétrico e um volante em pele vegan.
Assistência à condução
O KIA Niro está dotado dos mais variados sistemas para aumento e reforço do conforto e segurança a bordo.
A saber:
- Assistência à Prevenção de Colisões Frontais
- Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade
- Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
- Assistente de Seguimento de Faixa
- Assistência à Condução em Autoestrada
- Assistente de Luzes de Máximos
- Programador de Velocidade Inteligente Baseado na Navegação com Controlo de Curva
- Monitor de Trânsito à Retaguarda
- Comando da Viatura por Voz, com Reconhecimento Natural de Voz