Está aí a nova geração do Kia Niro.

A gama do novo modelo entra em Portugal com duas versões eletrificadas:

  • Híbrida (HEV), com preços a começar nos 32 mil euros (campanha de 5.900 euros exclusiva Financiamento Santander Consumer);
  • 100% elétrica (EV), com uma oferta para clientes empresa de 34.655 euros (valor sem IVA) e, para particulares, a partir de 41.700 euros (campanha de 6.800 euros exclusiva Financiamento Santander Consumer).

Pensado e desenvolvido de raiz “com foco numa elevada consciência ambiental”, o novo Niro está maior que o seu antecessor (quer no exterior quer no interior), muito por culpa da terceira geração da plataforma K da Kia, concebida especificamente para acomodar conjuntos eletrificados.

“O novo Kia Niro surge numa fase de grande expansão do segmento C-SUV, que tem uma perspetiva de crescimento na Europa de 4 pontos percentuais em 2023”, diz João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal.

O responsável acredita que Portugal não será exceção e que a marca mantém “excelentes expectativas para esta nova geração”, que, acrescenta, tem todos os argumentos para prosseguir e reforçar a senda de sucesso do modelo (quase duas mil unidades vendidas desde o seu lançamento, das quais mais de 60% significaram a chegada de novos clientes à marca).

Dimensões e números do novo Kia Niro

Assim, com exceção da altura, todas as medidas exteriores do Niro aumentaram: o comprimento cresceu 45 mm (agora 4.420 mm), a largura 20 mm (agora 1.825 mm) e a distância entre eixos 20 mm (agora 2.720 mm).

Um aumento de tamanho que se reflete, naturalmente, no espaço interior.

Outro detalhe a apontar ao novo Kia Niro é a nova estrutura dos bancos dianteiros, que por serem 30% mais estreitos que os utilizados no modelo anterior, aumentam o espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros.

Considerando as duas versões, o Niro HEV conta com um espaço de carga de 451 litros (um aumento de 107 litros relativamente à anterior geração). Já na versão Niro EV, o espaço de carga é de 475 litros (mais 44 litros do que na anterior geração). Acresce o espaço de carga localizado debaixo do capô, com 20 litros.

Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga do Niro HEV pode atingir os 1.445 litros e os 1.392 litros no Niro EV.

Kia Niro eletrificado

Niro HEV

Equipa um motor a gasolina de quatro cilindros 1.6 GDI Smartstream.

O motor a gasolina trabalha em conjunto com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes de 32 kW, o que garante ao Niro HEV uma potência total de 141 cv.

Os consumos, esses, situam-se nos 4,7 l/100 km, estando as emissões de CO2 pouco acima dos 100 g/km (107).

A capacidade de reboque (atrelado com travões) deste carro é de 1.300 kg.

Esta versão híbrida está equipada com o modo de condução inteligente “Green Zone”: um modo que liga automaticamente a propulsão elétrica quando o Niro percorre determinadas zonas, identificadas a partir do sistema de navegação e dos padrões de condução.

É também possível ao condutor definir as suas próprias “Green Zones”, bastando-lhe para isso registar alguns endereços nos quais deseja reduzir as emissões poluentes.

Niro EV

Conta com um motor elétrico de 150 kW (204 cv), que produz um binário instantâneo de 255 Nm.

A capacidade de reboque (atrelado com travões) deste carro é de 750 kg.

A autonomia anunciada do Niro EV é de 460 km em ciclo combinado ou de 604 km em ciclo urbano (normas WLTP).

Estes valores de condução elétrica são conseguidos graças à bateria de iões de lítio de 64,8 kWh, que permite um carregamento dos 10 aos 80% em 43 minutos, quando realizado num carregador de corrente contínua (DC) de alta potência, em condições ótimas, esclarece a marca.

Quando o condutor seleciona um ponto de carregamento DC como destino, ou a temperatura ambiente é baixa, o sistema deste carro elétrico usa o condicionamento da bateria com base na navegação para a pré-aquecer, permitindo assim encurtar os tempos de carregamento e otimizar a performance do processo de carga.

Outra das novidades do Niro EV é a possibilidade de utilizar a sua bateria como fonte de energia portátil. Utilizando um conector externo, é possível utilizar a potência da bateria (até um mínimo de 20% de carga) para alimentar outros dispositivos elétricos.

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Mobilidade elétrica

Neste capítulo, e recorrendo ao Kia Connect, os utilizadores da versão 100% elétrica podem ver e controlar o estado de carga do Niro, além de poderem programar a rota usando a navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades de bordo como a proximidade de estações de carga, por exemplo.

A Kia Portugal oferece aos seus clientes de carros elétricos o cartão de fornecimento de energia GOElectric, que resulta de uma parceria com a Ecochoice, responsável pela marca Charge2Go.

Tecnologia a bordo

Integrados no tablier, os dois ecrãs de 10,25 polegadas (um dedicado à instrumentação e outro ao sistema multimédia com navegação, disponível apenas nas versões Tech) são compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. Na versão Drive, o ecrã multimédia é de 8 polegadas, incluindo também a compatibilidade com os sistemas de conectividade de smartphone.

kia niro

Por baixo do segundo ecrã multimédia existe um painel tátil que permite o comando dos sistemas de informação e entretenimento e da climatização.

Entre os bancos situa-se uma consola central com outro conjunto de comandos e, na versão de equipamento Tech, um carregador de smartphone por indução.

Comuns às versões Drive e Tech são o ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento de voz, câmara de estacionamento, Cruise Control Adaptativo com Sistema Stop&Go, duas portas de carregamento USB-C, sensor de luz, sistema de chave inteligente, tomada de 12V, travão de mão elétrico e um volante em pele vegan.

Assistência à condução

Neste capítulo, o Niro equipa os mais variados sistemas para aumento e reforço do conforto e segurança a bordo.

A saber:

  • Assistência à Prevenção de Colisões Frontais
  • Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Assistente de Seguimento de Faixa
  • Assistência à Condução em Autoestrada
  • Assistente de Luzes de Máximos
  • Programador de Velocidade Inteligente Baseado na Navegação com Controlo de Curva
  • Monitor de Trânsito à Retaguarda
  • Comando da Viatura por Voz, com Reconhecimento Natural de Voz