A versão elétrica do Kia Niro já está à venda na Coreia, mas a sua estreia na Europa só deverá acontecer depois da edição 2018 do Salão Automóvel de Paris.

O Kia Niro EV promete autonomia de até 450 km (ciclo WLTP, a aguardar homologação europeia), juntando-se ao Niro Hybrid e ao Niro Plug-in Hybrid, já disponíveis em Portugal.

A bateria de polímero de lítio de 64 kWh (alta capacidade) do Niro EV pode ter carregamento rápido de 100 kW, precisando de apenas 54 minutos para recarregar até 80%.

Em opção, também é possível equipar com baterias de polímero de lítio de apenas 39,2 kWh (opcional), com uma autonomia de até 300 km com um único carregamento.

A potência é fornecida às rodas dianteiras através de um motor de 150 kW (204 cv), que produz 395 Nm de binário, permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 7,8 segundos.

O conjunto de baterias está localizado abaixo do piso da bagageira, criando um centro de gravidade baixo, ao nível de um sedan ou de um hatchback, o que contribui de forma decisiva para o máximo de estabilidade e prazer de condução em estradas sinuosas.

Sistemas Avançados de Assistência à Condução

O Niro EV disponibiliza uma gama de Sistemas Avançados de Assistência à Condução que auxiliam o condutor em diversos ambientes e situações, diminuindo os riscos de colisão.

Os sistemas de segurança ativa disponíveis incluem:

  • Aviso de Colisão Frontal com Assistência de Prevenção de Colisões Frontais;
  • Controlo de Velocidade Inteligente com função Stop & Go também inteligente
  • Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem.

Este último sistema é uma tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois”, capaz de que detetar os veículos que circulam mais à frente no tráfego e de identificar as marcações das faixas de rodagem para manter o Niro EV na sua faixa quando circula em autoestrada.

O sistema controla a aceleração, a travagem e a direção, consoante o comportamento dos veículos que seguem mais à frente, recorrendo para isso a sensores externos que permitem manter uma distância segura.

Este sistema de Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem funciona até aos 130 km/h.

Aerodinâmica futurista

A grelha futurista e aerodinâmica do Niro EV, designada “nariz de tigre”, possui uma porta de carregamento integrada, com o logótipo do Niro incorporado.

As entradas de ar foram reconfiguradas e as novas luzes de circulação diurna LED, em forma de ponta de flecha, combinam com elementos de destaque em azul claro.

De perfil, as janelas traseiras afuniladas enfatizam a elegância, oferecendo, ao mesmo tempo, mais espaço para as musculadas cavas das rodas.

O Niro EV está equipado com novas jantes de liga leve de alumínio de 17 polegadas, com cinco raios e um acabamento diamantado em dois tons.

É nesta parte do veículo que se encontra o sistema de travagem regenerativa.

Na traseira, o para-choques renovado apresenta também elementos de destaque em azul claro semelhantes aos da parte dianteira, enquanto as novas luzes traseiras LED oferecem ao Niro EV a sua “assinatura de luz” muito própria.

Funcionalidade moderna e simplificada

Já o habitáculo combina um design moderno com um espaço generoso e tecnologias que complementam a ação do grupo motopropulsor de zero emissões.

O interior do Niro EV diferencia-se dos já existentes Niro Hybrid e Niro Plug-in Hybrid em variados pontos.

O tablier, por exemplo, apresenta um novo acabamento em azul claro, enquanto o design da consola central foi simplificado, de modo a acomodar o novo seletor de mudanças Shift-by-Wire, uma estreia na Kia.

O novo sistema de iluminação ambiente ilumina tanto a consola central como o seletor das mudanças, permitindo aos ocupantes escolher entre seis cores: branco, cinzento, bronze, vermelho, verde e azul.

O novo acabamento preto e azul de alto brilho projeta-se nas portas, reforçando ainda mais a atmosfera futurista do habitáculo.

O ecrã tátil de 7,0 polegadas HMI (interface homem-máquina) mantém-se no centro do tablier, embora reformulado de forma a oferecer um conjunto de recursos específicos de um EV.

O igualmente novo sistema de infotainment permite que o condutor localize os pontos de carregamento mais próximos e monitorize o nível de carga e a autonomia restante da bateria de alta tensão.

O painel de instrumentos (um ecrã LCD a cores de 7 polegadas) também é exclusivo do Niro EV e permite ao condutor verificar intuitivamente as informações de condução e do grupo motopropulsor EV durante a viagem.

A consola central reconfigurada também proporciona mais espaço de arrumação na base do tablier, ideal para objetos mais pequenos – incluindo um carregador sem fios para smartphones.

Durante o carregamento da bateria de alta tensão, uma luz integrada na parte
superior do tablier indica se a bateria está a ser recarregada ou já se encontra com a carga completa.

O condutor pode assim verificar rapidamente o estado do carregamento a partir do exterior do veículo.

Uma plataforma para a eletrificação

Aquando do lançamento do Niro, em 2016, a sua nova plataforma foi projetada para acomodar uma variedade de motores.

Com 4375 mm de comprimento e 2700 mm de distância entre eixos, possui 1805 mm de largura e os 1560 mm de altura da carroçaria.

O espaço de carga de 451 litros(VDA) é superior ao de outros veículos plug-in e elétricos.

O Niro EV será o segundo veículo elétrico a ser comercializado à escala global pela marca coreana, a seguir ao Soul EV.

A sua estreia na Europa realizar-se-á no Salão Automóvel de Paris de 2018, iniciando-se a respetiva comercialização neste continente no final do ano.