Demorou dois anos a chegar, mas já está em Portugal o Kia e-Niro, a versão 100% elétrica. Tem bateria para 650 km em cidade, diz o construtor. Mas esta não é a única estrela de uma gama totalmente eletrificada, concebida de raiz para o ser e que, por esse motivo, é terrivelmente eficiente no que toca a consumos. Vejamos então as três ofertas com preços especiais para clientes profissionais

A ideia inicial foi antecipar dois desejos que se tornariam populares alguns anos depois: preparar a marca para a eletrificação de todos os modelos futuros, começando por fazê­-lo com um veículo que respondesse à tendência que se vinha afirmando, ou seja, com a aparência de um SUV.

Hoje, o conceito parece banal. Mas até há um ano, o grupo coreano era o único a apresentar, sobre a mesma plataforma, um mesmo carro com três opções de locomoção distintas e todas elas eletrificadas. E o primeiro Kia Niro, então ainda apenas na versão híbrida, foi lançado no final de 2016…

Outro princípio presente na conceção do Niro foi garantir que, do aspeto exterior ao modelo de condução, estaria o mais próximo e teria uma utilização idêntica à de qualquer carro com motor de combustão. Ou seja, nada extravagante em termos de imagem, descomplicado de utilizar, ecológico sim, mas sem que esse fator retirasse prazer à condução.

Quatro anos depois, as linhas foram atua­lizadas, mas a silhueta mantém-se. A habitabilidade também e, por debaixo da aparência de um SUV, qualquer Niro continua a transportar uma das melhores soluções mecânicas eletrifica­das da atualidade.

Com as naturais diferenças derivadas da mecânica, propõe três soluções distintas adaptadas a cada tipo de necessidade, a cada tipo de utilizador e, naturalmente, a cada orçamento.

Kia Niro Hybrid

Desde 25.7800 euros (c/IVA) TA de 10% (1)kia niro

Sem benefícios fiscais para as empresas. Motor atmosférico a gasolina de 1,6 litros (105 cv), aliado a um sistema elétrico (44 cv), instalado em paralelo. No total 141 cv e 265 Nm, médias anunciadas de 4,8 litros/110 g. de CO2.

A capacidade de poder circular em modo 100% elétrico existe, mas dificilmente para mais de 2 km. Afinal, uma das razões da diferença de preço para a versão PHEV reside na bateria mais reduzida, de apenas 1,56 kWh que, por ser menor e mais leve, contribui para que se consigam obter consumos médios reais em redor dos 6,0 litros, desde que conduzido de forma consciente e eficiente.

Feitas as contas, os quase 10 mil euros de diferença de preço para o PHEV podem afinal representar uma vantagem significativa, sobretudo no caso dos clientes particulares.

Kia Niro PHEV

Desde 27.490 euros + IVA – TA de 5% (1)
kia niro phev

Permite às empresas aceder a benefícios fiscais, como a dedução do IVA (até 2020) e uma taxa reduzida de tributação autónoma.

Exteriormente, apenas quase se distingue do Hybrid pela porta lateral dianteira, a partir da qual a bateria de 8,9 kWh recebe energia. Só o pode fazer a 3,3 kW, mas é o suficiente para lhe garantir uma autonomia homologada em WLTP para 49 km, dependendo do tipo de percurso, do peso transportado e da ansiedade do condutor.

Uma vantagem do Niro, além de ter sido pensado de raiz para a eletrificação e por isso otimizado em termos de estrutura e peso, reside na capacidade para regenerar energia.

Algo que o próprio condutor pode controlar através das patilhas atrás do volante, quando o modo ECO se encontra ativado. Com isso, ajuda também a poupar o sistema de travagem, caso saiba antecipar as necessidades do trajeto.

Além das diferenças técnicas, com um motor elétrico mais potente (61 cv), o PHEV distingue-se do Niro Hybrid pelo preço, pelo nível da informação transmitida e programável e ainda pela redução da capacidade da mala, de 344 para 324 litros.

Consumo misto homologado de 1,4 litros e emissões CO2 a partir de 31 g/100 km (WLTP).

Mas é expectável um valor real em redor dos 2,5 litros/100 km, com a bateria totalmente carregada.

Curiosamente, depois de muitas centenas de quilómetros sem o levar à tomada, o computador de bordo indicava um consumo de gasolina que não diferia muito do obtido com a versão Hybrid.

Kia e-Niro

Desde 36.889 euros + IVA (dedutível) – Tributação Autónoma 0% (1)kia niro

É a versão que dá mais benefícios às empresas, mas tem uma disponibilidade mais reduzida em Portugal, por causa da forte procura nos grandes mercados.

Por isso, demorou dois anos a chegar ao nosso país, mas veio renovado, mais eficiente e atualizado em matéria de equipamento.

É um carro em que os sentimentos de condução se dividem: se por um lado somos tentados a explorar ao máximo a capacidade da bateria de 64 kWh e ir além dos 455 km de autonomia (combinado, WLTP), por outro, há vontade de sobra para querer explorar os 204 cv do motor elétrico e os 395 Nm de binário disponível.

Ímpetos refreados, até porque o e-Niro não é um desportivo, embora o centro de gravidade reduza por causa do peso da bateria.

Alinhemos no jogo da eficiência. Para isso podemos utilizar os modos de condução e de regeneração de energia disponíveis. E sim, é possível melhorar o valor combinado homologado de 15,9 kWh, haja arte, engenho e paciência para o fazer.

Novidade importante no modelo finalmente disponível no mercado português é poder receber cargas de 100 kWh. Nas de 50 kWh, leva 75 minutos a reabastecer 80% da bateria.

Surpresa é ser, dos três, aquele que oferece maior capacidade de mala: 451 litros.

Principais características mecânicas do Kia Niro

kia niro

(1) Preço com desconto mínimo para cliente empresa (não empresários em nome individual). Tributação Autónoma indicativa segundo OE2020.