A convite da Kia Portugal, a FLEET MAGAZINE marcou presença na apresentação europeia dos PBV no IAA Transportation 2024, em Hannover, Alemanha
“Uma nova aproximação aos negócios. Custos mais baixos, maior acessibilidade e volumes mais altos”: promessas feitas por Marc Hedrich, CEO e presidente da Kia Europe no dia em que a marca coreana pertencente ao grupo Hyundai apresentou a nova geração de veículos PBV (Platform Beyond Vehicles), uma gama de modelos 100% elétricos multiusos que deverá começar a rodar nas estradas europeias já em 2025.
A abordagem da Kia aos veículos de utilização profissional é, no mínimo, disruptiva. É assim que o responsável máximo pela Kia na Europa caracteriza a nova gama PBV, “focada essencialmente nas necessidades dos negócios e em como cumprir essas necessidades ao melhor custos”.
Pioneira na eletrificação de carros de passageiros, com propostas vencedoras junto das empresas, como é o caso, por exemplo, do EV6, “Carro de Empresa (VLP)” nos Prémios Fleet Magazine 2022, a Kia surge agora com novas soluções de mobilidade, adaptáveis a cada necessidade específica, seja no transporte de bens ou de pessoas, e personalizáveis à medida de cada negócio.
Fique a conhecer um pouco mais desta nova gama de comerciais elétricos.
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Dos Kia PBV, o PV5 será o primeiro
O PV5 será o primeiro modelo da gama a ser lançado. Com a promessa de 150 mil unidades produzidas já a partir do terceiro trimestre de 2025, o PV5 marca a rampa de lançamento desta gama. Pensado para ride-hailing e entregas (de bens ou pessoas), poderá ser configurado em várias dimensões e pesos, seja em formato Van, Chassis-Cabine ou People Mover.
No IAA de Hannover, a FLEET MAGAZINE viu em primeira mão os concepts PV5, PV5 People Mover, PV5 High Roof e PV7 (chega só a partir do segundo trimestre de 2027) e conversou com Pierre-Martin Bos, recém-apontado diretor PBV da Kia Europe, que assegura que o PV5 será mesmo considerado um MPV (Multi-Purpose Vehicle), dada a sua enorme flexibilidade.
Pierre-Martin Bos vai mais longe, prometendo mesmo que este PBV elétrico, que começará a ser vendido já em 2025, terá um preço na ordem dos 35 mil euros e será capaz de rodar durante 500 mil km (ou 12/14 anos de utilização). Números ambiciosos que o responsável justifica com a plataforma específica e dedicada utilizada para construir este veículo, que “terá bons residuais”, promete. “Para nós, o mais importante neste carro não é o preço, mas ajustar um TCO que seja competitivo e garanta aos nossos clientes fiabilidade e confiança”, acrescenta.
Com três opções de bateria previstas (a Kia ainda não divulgou as respetivas capacidades), o PV5 terá uma autonomia “líder na sua classe”, refere Pierre-Martin Bos. “Temos a solução certa para os negócios com o PV5, e acreditamos que este será um comercial ligeiro elétrico capaz de fazer consumos na ordem dos 16 ou 17 kWh/100 km”.
O ecossistema B2B
“A mobilidade está a mudar. A logística tem de agir rapidamente”. Pierre-Martin Bos diz que o objetivo da Kia, com o lançamento dos PBV, centra-se nas necessidades dos clientes, fornecendo uma solução para cada caso.
De acordo com a Kia, os clientes B2B beneficiarão de uma rede de concessionários dedicada, que incluirá oficinas de dimensão adequada, uma equipa de vendas experiente, horários de abertura alargados e pessoal especializado com formação específica. Esta estratégia assenta numa premissa amplamente repetida pelos responsáveis da marca: fazer de tudo para ajudar a otimizar a utilização e o tempo de funcionamento dos veículos.
A Kia diz também que disponibilizará soluções de financiamento B2B, para garantir ao cliente-empresa um custo total de propriedade altamente competitivo.
Os quatro pilares PBV
A marca delineou ainda uma estratégia assente em quatro pilares: Drive, Charge, Connect e Work. Cada um destes pilares sustentará o bom e ótimo funcionamento da gama PBV.
- Drive porque, assente numa plataforma inovadora e única, garantirá a melhor experiência de condução, aliada a potência e capacidade de aceleração únicas, com “o melhor raio de viragem da sua classe”
- Charge porque cada cliente PBV contará com uma rede de mais de 780.000 pontos de carregamento em 28 países europeus, além da rede Ionity. Além disso, contarão com os produtos Kia EV Route Planner e com o Kia Plug & Charge. Charge ainda porque cada PBV, equipado com um carregador interno de 22 kW AC, poderá ser carregado até 150 kW em postos de carregamento de corrente contínua (CC). E Charge também porque os PBV terão embutidas funções V2L e V2G, tudo no sentido de contribuir para um uso de eletricidade sustentável e, em última análise, contribuir para otimizar o TCO
- Connect, com soluções integradas de gestão de frotas, provenientes de parceiros como a Geotab, por exemplo. A isso acrescem funcionalidades como a Assistência de Inteligência Artificial ativada por voz, ou a manutenção preditiva, por exemplo. Todos os PBV contarão com Digital Key 2.0 e atualizações de software Over-the-Air
- Work para trabalhar melhor e de forma mais eficiente. Os PBV serão altamente adaptáveis, com inúmeras variantes e conversões. A isto se junta uma rede dedicada de concessionários, com oficinas compostas por equipas treinadas exclusivamente para dar resposta às necessidades deste novo tipo de veículo. “
A implementação dos Kia PBV – o que se segue
Quando questionado sobre os principais desafios para a implementação dos PBV, Pierre-Martin Bos foi peremptório: é preciso uma constância nas leis e de estabilidade [dada pelos Governos] para perceber qual o caminho a tomar. “Sabermos para onde vamos e como seguir o caminho. Porque se há algo que já sabemos, é que com um comercial ligeiro elétrico é possível fazer tudo o que já se faz com um comercia ligeiro com motor a combustão igual. A nossa missão é passar esta mensagem, de que é possível fazer o mesmo trabalho que antes se fazia, mas agora livre de emissões”, diz o responsável da Kia.