A Kia Portugal conta vender 200 unidades do novo Sorento até ao final de 2015, mas não há grandes expetativas para o modelo no mercado frotista.
João Seabra, diretor geral da marca em Portugal tem a noção de que o mercado das empresas nesta categoria é tradicionalmente dominado por marcas “premium”: “o novo Sorento satisfaz todas as necessidades mas, quem tem ‘plafond’ para ter um carro deste tipo na sua frota, procura um modelo de marca ‘premium’. Contudo vamos ter o Sorento em plano de frota para vender ao dono de uma pequena empresa que queira dispor do carro para uso próprio, como aconteceu em anos anteriores”.
Por isso não estão previstos planos adicionais de comercialização para as frotas, além do desconto em campanha de 5400 euros e das condições que já existem para os restantes modelos da marca coreana.
Como acontece com o Carens, a terceira geração do Kia Sorento beneficia da isenção de 50% do ISV prevista para os automóveis ligeiros de utilização mista, com peso bruto superior a 2.500 kg, lotação mínima de sete lugares e sem tração integral.
Isto permite-lhe um preço competitivo que, com o desconto de campanha começa abaixo dos 40 mil euros.
Por isso, é classificado como viatura de classe 1 nas portagens, desde que associado ao sistema Via Verde.
Características principais do novo Kia Sorento
Vendido exclusivamente com o nível de equipamento mais elevado – TX –, para o motor diesel 2.2 CRDi com 200 cv são propostas transmissões manual ou automática, ambas de 6 velocidades.
Este motor turbo diesel common rail apresenta um binário máximo de 441 Nm entre as 1.750 e as 2.750 rpm. Com sistema start/stop, o nível de emissões começa nas 149 g/km.
Disponível está ainda uma versão com tração total 2.0 CRDi de 185 cv, que, devido ao seu elevado preço (superior a 52 mil euros, já com desconto) terá um impacto residual nas vendas do Sorento.
O aumento de 8 cm na distância entre eixos e de 9,5 cm no comprimento total permitiu o reforço da habitabilidade.
O facto da 2ª fila de bancos ter regulação longitudinal de forma individual (40/20/40) melhorou também a funcionalidade, quer no acesso aos dois lugares da 3.ª fila, como por permitir jogar melhor com as necessidades de espaço. O rebatimento dos bancos da 2,º fila passou a ser possível remotamente a partir da zona da mala. Ficou também mais fácil recolher a chapeleira retrátil num espaço próprio sob o piso quando os dois lugares suplementares são utilizados.
A capacidade da mala é naturalmente reduzida nestas circunstâncias (142 litros), elevando-se aos 605 litros na configuração de 5 lugares.