O Kia Soul EV é o primeiro carro elétrico da marca coreana comercializado na Europa.

E embora tenha nascido com motor de combustão, sofreu uma transformação exemplar, já que nem o espaço interior, nem a funcionalidade, foram alterados com a inclusão das baterias, que se encontram instaladas sob o piso.

Além de se diferenciar no exterior, tem também um interior exclusivo e mais sofisticado, com recurso a fibras ecológicas para o revestimento.

Tem ainda um tablier diferente e adaptado à condução elétrica, nomeadamente com indicadores de energia, carga, autonomia, débitos de energia e ganhos com a regeneração em travagem ou descidas.

LER: SOUL EV: o primeiro elétrico da KIA por 34 mil euros

As inevitáveis alterações de massa da estrutura resultaram numa condução mais agradável, quando comparado o Soul EV com as versões com motor a gasóleo. Não apenas pelo lado prático de ser apenas necessário acelerar e manobrar o volante, como, além disso, tornou-se mais ágil, graças ao binário disponível mal se pisa o acelerador.

Naturalmente também assegura viagens mais silenciosas devido à ausência de ruído de motor e redução do de rolamento e, talvez por ser mais pesado e ter pneus mais macios, consegue igualmente ser mais confortável do que as motorizações a gasóleo.

O Soul EV é propulsionado por um motor de 111 cv, com 285 Nm de binário, alimentado por um conjunto de bateria de polímeros de iões de lítio de alta capacidade (27 kWh) localizadas sob o habitáculo.

A Kia anuncia uma autonomia superior a 200 km mas, mesmo uma condução moderada em estrada, não dá tranquilidade para mais de 150 km.

Já em cidade, maiores possibilidades de regeneração de energia dão-lhe possibilidadec de rodar mais quilómetros.

Como todos os carros da marca, o Soul EV também tem uma garantia de 7 anos ou 150 mil quilómetros, à qual é acrescentada a de que, pelo menos 70% da capacidade de carga das baterias, (que, por serem células de polímero de lítio, têm geralmente uma densidade de energia superior às “normais” de lítio), irá manter-se após 15 anos.

“A aposta na mobilidade alternativa não vai ficar por aqui”, afirmou Pedro Gonçalves, diretor de vendas marketing da Kia Portugal, em “e vamos lançar entre 2017 e 2018 um Crossover híbrido e PHEV, o Kia NIRO, dois PHEV, o Optima Sedan e Sportswagon e ainda uma versão do Kia NIRO 100% elétrica”.

Preço:

33.633 Euros*

Rendas:

685,73 € / mês (36m)*

637,12 € / mês (48m)*

Características mecãnicas:

0 g CO2 / km*

110 cv / 2730 a 8000 cv / rpm

285 / 0 a 2730 Nm / rpmBateria polímetros lítio: 360 Volt / 27 kWh

Período carga rápida: 25 minutos

(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms