O Kia Soul EV é um modelo tão especial, um embaixador ou porta-estandarte da capacidade tecnológica da marca, que só vai estar à venda em 3 pontos do País: Lisboa, Porto e Faro.
A razão é simples: quer a equipa de venda como de pós-venda, nomeadamente a técnica, têm preparação especial e só estes pontos vão dispor, para já, de equipamento específico para prestar assistência ao primeiro veículo 100% elétrico construído pela Kia que, em Outubro de 2016, chega a Portugal por cerca de 34 mil euros.
Como se trata de um modelo elétrico beneficia de um conjunto de vantagens fiscais que tanto podem interessar a empresas como a particulares: isenção de Tributação Autónoma, as empresas podem amortizar o IVA no IRC (6.356 euros), beneficia do Incentivo ao Abate no valor de 2250 euros, está também isento de IUC, o Imposto Único de Circulação, não paga estacionamento público em algumas cidades como Lisboa ou o valor do carregamento na rede MOBI-E.
O Código do IRC prevê também um acréscimo da taxa de depreciação permitida para VEs em relação às viaturas com motores de combustão interna (Artigo 34.º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas e Artigo 1.º da Portaria n.º 467/2010 de 7 de Julho).
A este conjunto de vantagens, a Kia acrescenta ainda um argumento bastante importante: uma autonomia superior a 200 km com uma carga completa, que pode demorar menos de uma hora num sistema de carga rápida ou 8 a 9 na rede doméstica.
As principais diferenças exteriores do novo Soul Elétrico face à versão com motor térmico estão na grelha (que recebe as portas de carga), na iluminação Led mais eficiente e nas jantes e pneus específicos, com baixa resistência ao rolamento.
O interior oferece um ambiente mais sofisticado e tecnológico, com um tablier diferente e adaptado à condução elétrica, nomeadamente com indicadores de energia, carga, autonomia, débitos de energia e ganhos com a regeneração em travagem ou descidas.
Para vincar o carácter ambientalmente mais amigável, o revestimentos de parte do interior e estofos é realizado com fibras ecológicas.
Além de ser o único veículo elétrico a beneficiar de uma garantia de 7 anos ou 150 000 km, a exemplo de toda a gama Kia, o Soul EV garante pelo menos 70% da capacidade de carga das baterias após 15 anos de uso.
O Soul EV é propulsionado por um motor de 111 cv, com 285 Nm de binário, alimentado por um conjunto de bateria de polímeros de iões de lítio de alta capacidade (27 kWh) localizadas sob o habitáculo.
O motor elétrico fornece tração dianteira através de uma caixa redutora de uma velocidade, que permite ao Soul EV acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 12 segundos, até uma velocidade máxima de 145 km/h.
Apesar de só estar disponível a partir de Outubro, a Kia prevê matricular 30 Soul EV em 2016.
O sucesso do carro no mercado europeu (onde é o 4.º modelo mais vendido atrás do Nissan Leaf, Tesla e VW Golf E) é a principal razão do atraso do seu lançamento em Portugal.