É um SUV médio – uma tendência em crescimento no mundo das frotas porque facilita a tarefa de downsizing do escalão imediatamente acima – e tem motor a gasóleo – logo permite a dedução de 50% do IVA do combustível – e, bastante importante, tem um preço para empresas que fica dentro do escalão mais baixo da Tributação Autónoma.

De facto, o Kia Sportage Eco-Hybrid dispõe de uma versão com preço exclusivo para empresas e ENI: imediatamente abaixo dos 25 mil euros na versão Urban.

Animado por um 1.6 CRDi assistido por um motor elétrico com tecnologia de 48V, a versão mild-hybrid de 115 cv do Sportage apresenta um consumo combinado de 5,5 litros e emissões CO2 a partir de 143 g/km.

Denominado MHSG (Mild-Hybrid Starter Generator), o motor e gerador elétrico, alimentado por uma bateria de 48V, faz também a função de alternador convencional e, afirma o construtor, permite um ganho de 4% nos consumos e uma redução de 15% das emissões.

De referir que este sistema não atua sobre sobre as rodas motrizes, apoiando apenas o motor de combustão nas fases de maior esforço (essencialmente nos arranques e nas subidas), deste modo permitindo obter a mesma potência com maior eficiência de consumos.

Em descidas, desaceleração ou travagem é recuperada energia para recarregar a bateria e nas fases em que não há solicitação do acelerador, é feito um corte de combustível, desligando o motor de combustão abaixo dos 30km/h para aumentar ainda mais a poupança.

A mesma tecnologia mil-hybrid assiste a versão de 136 cv do motor 1.6 CRDi, assegurando, neste caso, um consumo combinado de 5,9 litros e emissões CO2 a partir de 152 g/km.

Esta versão pode ser associada a transmissão automática de sete velocidades e dupla embraiagem (7DCT), sem variações significativas nos consumos e emissões.

SUV médio a gasóleoTambém disponível com motor a gasolina 1.6 GDi ISG de 132 ou 177 cv, a gama Kia Sportage possui três níveis de equipamento com novas designações:

Urban, com ar condicionado automático, câmara de estacionamento traseira, Downhill Brake Control, Hill Assist Control, Rádio com RDS e ecrã táctil de 7” (compativel c/ Android Auto e CarPlay), sensores de chuva e de luz, sistema de monitorização de pressão dos pneus e jantes de 17 polegadas;

Tech, acrescenta Alerta de Colisão Frontal, Sistema de manutenção na faixa de rodagem, bancos parcialmente em pele, Sistema de chave inteligente com botão Start, Sistema de navegação com ecrã de 7”, Travão de mão elétrico, luzes traseiras em led, sensores ed estacionamento dianteiros;

GT Line, além de pormenores de estilo, acrescenta aos anteriores o Detetor de ângulo morto, Bancos em pele preta com pesponto vermelho, Câmara de estacionamento 360º,  Sistema de navegação c/ ecrã de 8”, Painel instrumentos Supervision c/ ecrã de 4,2′, Sistema de Som Premium JBL, Jantes de liga leve 19”, Pedais em alumínio e Porta bagagens inteligente

Transversal a todos os níveis de equipamento e igualmente de série, como em toda a restante gama da marca, inclui-se a garantia de 7 anos/150 000 km.

Fazem parte da lista de opcionais a Pintura Metalizada e o Tecto de Abrir Panorâmico.

A renovação da gama trouxe também algumas novidades, além da introdução de sistemas de segurança e de novas ajudas à condução: painel de instrumentos revisto, novo volante e novos acabamentos.

Denominado Eco-Hybrid, o novo sistema híbrido de 48V do Sportage é o primeiro de uma estratégia de eletrificação que conduz ao lançamento de 16 veículos até 2025, incluindo cinco novos híbridos, cinco híbridos plug-in, cinco totalmente elétricos e um novo veículo Fuel Cell.