A quinta geração do Kia Sportage, concebido a pensar nos condutores europeus, vai ter pela primeira vez uma versão híbrida plug-in ajustada às empresas.
Com 265 cv de potência total e 70 km de autonomia em modo 100% elétrico, o Kia Sportage 1.6 T-GDI PHEV chega em julho e vai ter um custo de aquisição de 34.950 euros + IVA.
Este valor permite a dedução do IVA por parte das empresas elegíveis e, de acordo com o atual regime fiscal, uma tributação autónoma sobre os encargos de apenas 10%, em vez dos 27,5% a que estão sujeitas as versões com motor a gasóleo ou a gasolina (de acordo com o PVP anunciado).
Com tração integral e transmissão automática de seis velocidades, o SUV da KIA é Classe 1 com dispositivo eletrónico de cobrança de portagem associado à matrícula.
Em Portugal vão também estar disponíveis versões a gasolina – 1.6 T-GDi com 150 cv e o híbrido 1.6 T-GDI HEV com 230 cv.
Tal como a versão PHEV, o Kia Sportage a gasóleo de 115 cv chega apenas em julho e apresenta um PVP a partir de 35.300 euros.
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Kia Sportage com várias opções de motor
Projetado para tecnologia eletrificada, as versões HEV e PHEV estão equipadas com um motor a gasolina 1.6 T-GDI.
O conjunto PHEV acrescenta um motor elétrico de 66,9 kW e bateria de 13,8 kWh, que permite a homologação até 78 km de autonomia elétrica em circuito urbano.
Uma unidade de gestão monitoriza constantemente o sistema, incluindo fatores como a corrente, a tensão, o isolamento e o diagnóstico de avarias, bem como monitoriza a tensão e temperatura das células.
A potência total deste sistema híbrido plug-in é de 265 cv, 180 cv dos quais debitados pelo motor de combustão interna a gasolina.
Quanto ao Kia Sportage HEV, um motor elétrico de 44,2 kW e uma bateria de iões de lítio de 1,49 kWh complementam a força do motor 1.6 a gasolina e conferem uma potência total ed 230 cv.
Existem ainda duas versões diesel, ambas com um bloco 1.6 litros e potências de 115 cv ou 136 cv, a última com tecnologia MHEV (mild hybrid).
A gama completa-se com a oferta do motor a gasolina 1.6 T-GDI com 150 cv.
https://fleetmagazine.pt/2022/01/24/kia-ev9-suv-familiar-eletrico/
A bordo do Kia Sportage
Com dimensões exteriores bastante semelhantes à geração anterior, o novo Kia Sportage conheceu mesmo ganhos ligeiros na habitabilidade.
Com 4,51 metros de comprimento por 1,86 metros de largura e uma altura total de 1,65 metros, distância entre eixos é de 2,68 metros.
A acomodação das baterias nas versões eletrificadas também não sacrificou muito o espaço reservado aos ocupantes, havendo apenas as seguintes variações:
- Os passageiros da segunda fila de bancos contam com um espaço para pernas de 955 na versão PHEV (é de 996 mm nas restantes), mantendo-se o espaço de altura interior em 998 mm;
- A capacidade de bagageira na versão PHEV é de 503 litros (é de 591 litros nas restantes versões), sendo os bancos traseiros rebatíveis na proporção 40:20:40.
Na versão HEV, o pack de baterias está colocado sob a segunda fila de bancos, mantendo esta versão, por isso, o mesmo espaço para as pernas que as versões equipadas com motor a combustão interna.
Relativamente à versão PHEV, o conjunto de baterias está situado entre os dois eixos, na parte inferior da carroçaria.
A parte distintiva deste modelo é sem dúvida a secção traseira bastante identificada com o 100% elétrico KIA EV6.
Também ao volante as semelhanças são pronunciadas, uma vez que apresenta um painel minimalista e bastante digitalizado.
A Kia quis projetar um cockpit que proporcionasse uma sensação de maior largura e profundidade.
Ao centro fica um monitor integrado com ecrã tátil de 12,3 polegadas, equipado com um ecrã LCD TFT de última geração.
A consola central foi posicionada de forma ergonómica, disponibilizando múltiplos espaços de arrumação para os ocupantes dos bancos da frente.
Acresce o sistema de conexão remota para smartphones Kia Connect.
A tecnologia DriveWise
No centro tecnológico do Kia Sportage está a tecnologia DriveWise (Sistemas Avançados de Assistência à Condução – ADAS).
Deste sistema fazem parte, entre outros, os seguintes assistentes:
- Assistência à Prevenção de Colisões Frontais
- Assistência à Condução em Autoestrada (HDA)
- Cruise Controle Inteligente (NSCC)
- Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade (ISLA)
- Asistência à Prevenção de Colisões pelo Ângulo Morto (BCA)
- Monitor do Ângulo Morto (BVM)
- Auxílio Remoto ao Estacionamento (RSPA)
- Monitorização do Tráfego à Retaguarda (RVM) e do Espaço Circundante (SVM)