Kia Sportage: Desportivo, com design, moderno e inovador. São estes os valores apresentados pela Kia para um automóvel desenhado praticamente do zero e com o objetivo de estabelecer a marca naquele que é já o terceiro segmento mais importante do mercado europeu.
Este tem sido um dos modelos mais vendidos da Kia na Europa (27% das vendas, 450 mil unidades desde que apareceu) e o Grupo Bergé, o importador, quer fazer o mesmo em Portugal.
Com um preço a rondar os 30 mil euros (aguardam-se novos valores devido às alterações previstas sobre o ISV no novo Orçamento de Estado), uma das estratégias vai passar por ter mais vendas destinadas a empresas.
A marca sul-coreana espera uma procura maior deste tipo de clientes para a versão de equipamento EX, uma das duas que vai ter disponível para o mercado nacional e aquela que é a menos equipada.
Para já, não se esperam pacotes especiais de equipamentos para empresas.
Kia Sportage: Equipamentos
Mesmo assim, este é um modelo já com dispositivos de segurança como Hill Assist Control, Downhill Brake Control e sistema de monitorização de pneus (TPMS). Para garantir o conforto dos ocupantes, são estes os equipamentos:
- Sensor de Chuva e Luz
- Bluetooth hands-free
- Ar Condicionado Automático
- Computador de Bordo
- Comandos Audio Volante
- Cruise Control
- Espelhos Retrovisores Eléctricos e Retráteis
- Volante em Pele
- Rádio leitor CD e MP3
A diferença de preço para a versão mais equipada, a TX, será de cerca de 3.000 euros.
A versão TX acrescenta:
- Assistência à faixa de rodagem
- Informação dos sinais de limite de velocidade
- Luzes traseiras LED
- Chave inteligente
- Luzes de máximo inteligentes
- Sensores de parqueamento
- Sistema de navegação com câmera
- Estofos em tecido e pele
- Jantes de 19”
Kia Sportage: Motores diesel
As motorizações disponíveis vão ser a 1.7 CRDi de 115cv e a 2.0 CRDi de 136 cv, mas esta apenas para a versão GT Line, o nível máximo de equipamento deste modelo (aparece com volante em “D”, pedais de alumínio e acabamentos Preto Lacado Brilhante.
Todos os motores do Sportage foram modificados, com o objectivo de ter um ganho de força disponível. No 1.7 CRDi, aparecem mais 20 Nm no mesmo regime de rotação do que nas versões anteriores. No 2.0 CRDi, são mais 53 Nm de binário.
Kia Sportage: Condução
Assim, o 1.7 CRDi terá 280Nm, com os 115 cv já referidos e emissões de 119 CO2. O 2.0 CRDi terá 136 cvde potência, com 373 Nm de binário e 127 gCO2/km emitidas. Nenhum deles terá, para já, caixa automática, esperada apenas para daqui a um ano.
Além dos motores, a Kia fez também um esforço para tornar a condução do Sportage mais precisa. Para isso, aumentou a rigidez da carroçaria em 39%, com o recurso a novos materiais – o grupo é um dos maiores produtores de aço do mundo.
Num pequeno teste feito na apresentação à imprensa, a primeira sensação com que ficámos foi que a motorização 2.0 é claramente superior à 1.7, apesar ter apenas 21 cv de diferença de potência. Mas este pequeno número de unidades de potência revela-se útil para fazer a diferença entre um motor claramente vivo e outro onde se sente alguma falta de potência.
O mais bem conseguido no novo Sportage será assim o conforto a bordo e a qualidade de construção do modelo. Não só os materiais utilizados, como a própria organização do habitáculo mostra que a marca teve em consideração um desejo cada vez maior de trazer o conforto de segmentos superiores para viaturas como esta.
O início de comercialização do Kia Sportage é em Abril de 2016.