O Kia XCeed PHEV 1.6 GDI conquistou o troféu “Carro de Empresa até 27.500 euros” nos Prémios Fleet Magazine 2023, patrocinados pela Verizon Connect.

Na sua categoria, que corresponde ao escalão de Tributação Autónoma definido para viaturas com custo de aquisição até 27.500 euros (valor sem IVA, uma vez que se trata de um modelo como motorização híbrida plug-in com características que o tornam elegível para acesso a benefícios fiscais por parte das empresas), recolheu o maior número de votos da parte de um júri constituído por gestores de frota e responsáveis pela compra de viaturas de empresa.

O custo de aquisição considerado para o Kia XCeed PHEV 1.6 GDi com transmissão automática de seis velocidades, à data de inscrição no evento, foi 27.486,72 euros, IVA não incluído.

Prémios Fleet Magazine 2023: conheça os vencedores

O XCeed PHEV faz recurso de uma mecânica que alia um motor atmosférico 1.6 a gasolina a uma unidade elétrica, capazes de gerarem uma potência combinada de 141 cv.

Dotado de uma bateria de 8,9 kWh alojada sob o assento traseiro, o XCeed PHEV promete um consumo médio de 1,4 litros e emissões de CO2 de 32 g/km, de acordo com a norma WLTP, para uma autonomia combinada de 48 km e um máximo de 59 km em cidade.

Esta é a terceira vitória da Kia nos Prémios Fleet Magazine, depois da conquista dos troféus “Carro Elétrico de Empresa” com o e-Niro em 2020 e de “Carro do Ano de Empresa” com o EV6 em 2022. Neste ano, o Kia EV6 haveria ainda de conquistar os troféus “Carro de Empresa” mais de 35.000 euros e “Carro Elétrico de Empresa” por ter sido o automóvel 100% elétrico a receber o maior número de votos do júri em 2022.

premios fleet magazine 2023 kia xceed

“Esta terceira vitória desde 2020 é demonstrativa da crescente adequação da nossa gama ao competitivo e exigente mercado frotista, bem como do trabalho que a Kia Portugal e a sua rede de concessionários têm desenvolvido para oferecer propostas ajustadas ao universo empresarial. Depois de dois modelos 100% elétricos, temos agora como vencedor um PHEV, o que é igualmente revelador do profundo compromisso da marca com a mobilidade sustentável.” Ao centro, Fernando Antunes, Diretor Comercial da Kia, marca representada em Portugal pela Astara, acompanhado por Margarida Valdez, Key Account Manager – Frotas e Remarketing e João Carvalho, Fleet Key Account Manager.

Avaliação dos modelos concorrentes aos Prémios Fleet Magazine

Os Prémios Fleet Magazine são a maior distinção do sector das frotas em Portugal, reconhecendo os carros, os serviços e o trabalho das empresas em prol de uma maior eficiência e desempenho energético das suas frotas automóveis.

O preço de aquisição para empresa de cada viatura inscrita a concurso define a categoria a que concorre (três no caso dos automóveis ligeiros de passageiros, divididos por outros tantos escalões de Tributação Autónoma), sendo que o valor é considerado sem IVA no caso dos modelos 100% elétricos e PHEV, desde que cumpram as necessárias condições fiscais para a sua dedução por parte de empresas.

Ao longo de 2023, o júri teve a oportunidade de ensaiar várias viaturas concorrentes às diferentes categorias, avaliando e pontuando critérios como:

  • Preço de aquisição
  • Qualidade de Construção
  • Posição de Condução
  • Conforto
  • Condução e Segurança
  • Auxílio à Condução
  • Tecnologia e Conectividade
  • Consumos e Emissões
  • Enquadramento na frota de uma empresa

Kia XCeed: mais do que uma jogada arrojada da marca

Na categoria em que estava inserido (1.º escalão da Tributação Autónoma, custo de aquisição até 27.500 euros), o Kia XCeed PHEV obteve o primeiro ou segundo lugares em seis dos nove critérios em análise, numa votação muito equilibrada que acabaria por lhe conferir a vitória entre os modelos a concurso na sua categoria.

Sucede a outro automóvel plug-in, o Skoda Octavia Break PHEV, vencedor na edição 2022 dos Prémios Fleet Magazine.

Kia EV6(Clique na imagem para saber como participar na edição 2024 dos Prémios Fleet Magazine)