A Kia quer tornar a eletrificação acessível a mais portugueses, equiparando os custos finais de utilização de um carro híbrido ao de um com motor a gasóleo. A oferta alarga-se com este SUV compacto equipado com dois motores, um a gasolina e outro eléctrico, alimentado por uma bateria que pode ser carregada a partir de uma tomada doméstica
A Kia Portugal assume que espera que a mesma intenção que levou os portugueses ao gasóleo há uns anos – um custo inicial de aquisição mais elevado, esbatido posteriormente ao longo das poupanças geradas com a utilização do veículo –, os faça olhar agora para os PHEV.
Por essa razão introduziu um desconto de 8.500 euros para particulares, aproximando o PVP do Kia XCeed plug-in hybrid para cerca de 35 mil euros, próximo do valor pedido para a unidade 1.6 a gasóleo, com o mesmo requinte tecnológico da versão “First Edition”.
Mas para os clientes profissionais o desconto aplicado é ainda maior: 27.490 euros, valor sem IVA, uma vez que as empresas e os empresários em nome individual com contabilidade organizada podem deduzi-lo na aquisição de uma viatura “plug-in”. Logo, escalão 1 da Tributação Autónoma (TA) com encargos da viatura sujeitos à taxa de 5% no caso das empresas, taxa de TA de 10% aplicável aos ENI, neste caso uma redução em 50% da taxa aplicada aos encargos com veículos com preço de aquisição superior a 20 mil euros.
O XCeed segue a fórmula utilizada na carrinha Kia Ceed SW PHEV: uma mecânica plug-in que alia um motor atmosférico 1.6 a gasolina a uma unidade elétrica, capazes de gerarem uma potência combinada de 141 cv. E promete uns magníficos consumos médios de 1,4 litros e emissões de CO2 de 32 g/km, ligeiramente superiores aos da carrinha, isto, claro, se for aproveitada a autonomia elétrica (combinada de 48 km para um máximo de 59 km em cidade, WLTP) assegurada pela bateria de 8,9 kWh alojada sob o assento traseiro.
Em relação às versões com motor térmico, as diferenças exteriores estão na porta de entrada do carregamento elétrico, situada no guarda-lamas dianteiro esquerdo, e na grelha dianteira fechada, para aumento da eficiência aerodinâmica.
Quanto à bateria, que praticamente não retira espaço normal de bagageira (queda-se nos 291 litros, mas deixa de existir pneu suplente), pode ser carregada a partir de uma tomada doméstica de 220 V, utilizando o equipamento fornecido, ou num posto público com Ficha AC Tipo 2. Uma vez que a potência máxima do carregador interno é de 3.3 kW, precisa de cerca de cinco horas para carregar em casa e sensivelmente três horas se ligada a um posto público através do cabo com ficha Mennekes fornecido.
O equipamento interior conta com mais novidades, principalmente ao nível tecnológico, incluindo a possibilidade de definir perfis de condução diferenciados. Os painéis informativos digitais estão orientados para a funcionalidade elétrica e correspondente telemática, fornecendo informação adicional neste sentido.
A versão de lançamento “First Edition”, de apenas 100 unidades, contém de série variadas ajudas à condução e diverso equipamento como:
- Assistência à manutenção na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal
- Alerta de atenção do condutor
- Máximos automáticos
- Faróis Full LED
- Assistência à descida em declive
- Ar condicionado automático
- Camara e sensores de estacionamento traseiros com guias dinâmicos
- Abertura inteligente da bagageira
- Carregador wireless para smartphone
- Sensores de chuva e luz
Pode consultar aqui os principais detalhes técnicos e a lista completa de equipamento do Kia XCeed PHEV