O Kia XCeed é o quarto elemento da família Ceed. Vem juntar-se às carroçarias de 5 portas, carrinha e Proceed Shooting-Brake.

A Kia apresenta o XCeed como um crossover, para o distinguir do Sportage, apesar de o primeiro apresentar uma altura ao solo superior (18,4 cm), graças às jantes de 18”, presentes como equipamento de série.

Chega a Portugal com quatro motorizações e dois níveis de equipamento. Em 2020 vai conhecer versões híbridas: uma “plug-in” a gasolina semelhante à solução mecânica utilizada no Kia Niro, por exemplo, outra a gasóleo, um sistema mild-hybrid a gasóleo igual ao estreado no atual Sportage.

Para as empresas, o grande benefício é passar a dispor de um modelo com uma imagem forte e atraente, e com uma qualidade interior superior à do T-Roc, por exemplo, proposto por preços competitivos face à elevada dotação de equipamento de série.

Por tudo isto, é uma alternativa convincente quer dentro do seu segmento como daquele que se lhe segue.

Esta é a tabela PVP com descontos de campanha:

1.0 T-Gdi 120cv

 

1.4 T-GDi 140cv 1.6 CRDi 115cv/136cv
Drive

 

26.740 32.140
Campanha Lançamento 21.990

(- 4.750 euros)

26.840

(- 4.750 euros)

Tech

 

29.240 31.240 34.640
Campanha Lançamento 24.490

(- 4.750 euros)

26.490

(- 4.750 euros)

29.340

(- 4.750 euros)

Porquê crossover e não SUV?

Concebido como um projeto autónomo dentro da gama Ceed, apenas as portas dianteiras são partilhadas com as versões Hatchback e SW.

A necessidade de diferenciação como crossover é justificada pelo posicionamento do modelo em termos de mercado e dentro da marca, contribuindo desse modo para distingui-lo do Sportage.

Com 4,4 metros de comprimento, o Kia XCeed é 8,5 cm mais longo do que o Ceed de 5 portas e 9 cm mais compacto do que o Sportage.

Mas com a mesma distância entre eixos dos restantes elementos da gama Ceed (2650 mm), o XCeed não faz concessões de espaço no habitáculo ou na capacidade da mala que, com 426 litros, é maior do que a do 5 portas.

Porém, a carroçaria mais compacta e a fluidez do seu desenho, permitem-lhe uma silhueta mais desportiva e melhores índices aerodinâmicos, de que resultam vantagens para o desempenho em estrada e para a eficiência de consumos e emissões.

A primeira garantida por uma afinação exclusiva desta versão, atitude reforçada pelos novos amortecedores dianteiros com batentes hidráulicos, que contribuem para maior prontidão de resposta da direção e para um melhor controlo geral da carroçaria, bem como para a redução do ruído sobre piso degradado.

No segundo caso graças a uma posição de condução mais dinâmica e menos vertical: a altura máxima da carroçaria – 1,495 metros – faz com que seja 4,8 cm mais alto que o Ceed, porém, é 15 cm inferior à do Sportage.

“Tal como a Proceed nos trouxe novos clientes, incluindo uma franja que migrou diretamente de marcas premium, também o XCeed irá despertar o interesse da marca junto de públicos que até agora não contemplavam a Kia nas suas primeiras opções”, diz João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal.

Motores do Kia XCeed

A gasolina:

  • 1.0 de três cilindros, co 120 cv e 172 Nm de binário
  • 1.4 de quatro cilindros, com 140 cv, binário de 242 Nm e opção de caixa automática 7 DCT com dupla embraiagem

A gasóleo:

  • 1.6 CRDi: 115 cv (Drive) ou 136 cv (Tech), neste também disponível com a caixa 7DCT. Emissões a partir de 109 g/km em ciclo combinado no motor de 115 cv (WLTP convertido para NEDC), e de 112 g/km (idem) no de 136 cv.

No início de 2020, será lançada a motorização híbrida plug-in, com autonomia elétrica para cerca de 60 quilómetros.

Com 141 cv e 265 Nm combina:

  • Bateria de polímero de lítio e 8,9 kWh
  • Motor elétrico de 44,5 kW
  • Motor a gasolina 1.6 GDi
  • Caixa de dupla embraiagem de seis velocidades (6DCT).

Equipamento e tecnologia do Kia XCedd

Principal consoante versão:

  • Drive: faróis full led, jantes de 18 polegadas, estofos em tecido e pele, ajudas à condução como alerta de colisão frontal e lane keeping assist.
  • Tech: acresce painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas (configurável) e um novo monitor central de 10,25 polegadas, com navegação e múltiplas ligações Bluetooth, e abertura inteligente do porta-bagagens.

Consoante a versão de equipamento, podemos contar ainda com:

  • Assistente à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA, tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois” da Kia. Controla a aceleração, a travagem e a direção, conseguindo identificar viaturas e marcações na estrada e mantendo o XCeed na faixa de rodagem, a uma distância segura das viaturas que seguem à frente).
  • Gestão da Estabilidade do Veículo (aumenta a estabilidade na travagem e em curva, através da ação do Controlo Eletrónico de Estabilidade, em caso de perda de tração)
  • Sistema de Controlo da Velocidade Inteligente com Stop&Go
  • Sistema de Deteção do Ângulo Morto
  • Aviso de Colisão Frontal com deteção de automóveis e de peões
  • Aviso de Limite de Velocidade Inteligente
  • Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Assistente de Máximos
  • Aviso de Alerta de Fadiga

Produzido na fábrica europeia da marca, em Zilina, Eslováquia, tal como o Ceed hatchback de 5 portas, o Ceed Sportswagon e o ProCeed shooting brake, o XCedd conserva a garantia de 7 anos ou 150.000 kms assegurada para todos os veículos da marca.