Kiri é a nova iniciativa promovida pela equipa de e-Mobility da Stellantis.

Desenvolvida pela start-up Kiri Technologies em parceria com a equipa de e-Mobility do grupo Stellantis, o projeto visa recompensar os comportamentos das pessoas que respeitam o meio ambiente.

Como? O conceito de base subjacente ao projeto vai recompensar os condutores do novo Fiat 500 pelo estilo de condução mais consciente, premiando-os com criptomoedas conhecidas como KiriCoins.

O que são as KiriCoins?

Segundo Gabriele Catacchio, diretor do Programa e-Mobility da Stellantis, ao conduzir o novo 500, conectado e equipado com o novo sistema de infotainment, o condutor acumula KiriCoins numa carteira virtual mostrada na app Fiat.

Os dados de condução – como a distância e velocidade – são carregados para a nuvem Kiri e automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri. O resultado? “KiriCoins que podem ser utilizadas para comprar produtos e serviços no Marketplace da Kiri”, diz o responsável.

Mas como são analisados os dados?

Cada quilómetro percorrido em cidade equivale a cerca de uma KiriCoin (cada KiriCoin corresponde a dois cêntimos de euro). Assim, considerando uma quilometragem anual em cidade de dez mil km, é possível acumular o equivalente a 150 euros.

Segundo a Stellantis, no futuro, esta iniciativa poderá ser alargada para recompensar comportamentos sustentáveis noutros sectores, como por exemplo a aquisição de energia renovável e produtos e alimentos orgânicos.

Para o recém-formado grupo, o novo 500 pode ser considerado “o primeiro passo neste novo sistema que recompensa não a compra, mas sim os comportamentos sustentáveis”.

https://fleetmagazine.pt/2021/03/03/fiat-professional-e-ducato/

Para incentivar a utilização do novo Fiat 500, são oferecidas recompensas extra aos condutores que conseguirem a mais elevada eco:Score, funcionalidade dos Uconnect Services que pontua o respetivo estilo de condução numa escala de 0 a 100, para ajudar a otimizar o consumo de energia em tempo real.

Os clientes dos principais mercados europeus com maior pontuação terão acesso a ofertas adicionais de empresas parceiras como a Amazon, Apple, Netflix, Spotify Premium e Zalando.

Resumindo, a Kiri permitirá à Stellantis oferecer aos seus clientes:

  • A capacidade de acumularem criptomoedas ao conduzir;
  • O acesso a um Marketplace dedicado a ofertas respeitadoras do ambiente;
  • Recompensas adicionais pelos estilos de condução ambientalmente mais conscientes, com base no eco:Score alcançado.