Kiri é a nova iniciativa promovida pela equipa de e-Mobility da Stellantis.
Desenvolvida pela start-up Kiri Technologies em parceria com a equipa de e-Mobility do grupo Stellantis, o projeto visa recompensar os comportamentos das pessoas que respeitam o meio ambiente.
Como? O conceito de base subjacente ao projeto vai recompensar os condutores do novo Fiat 500 pelo estilo de condução mais consciente, premiando-os com criptomoedas conhecidas como KiriCoins.
O que são as KiriCoins?
Segundo Gabriele Catacchio, diretor do Programa e-Mobility da Stellantis, ao conduzir o novo 500, conectado e equipado com o novo sistema de infotainment, o condutor acumula KiriCoins numa carteira virtual mostrada na app Fiat.
Os dados de condução – como a distância e velocidade – são carregados para a nuvem Kiri e automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri. O resultado? “KiriCoins que podem ser utilizadas para comprar produtos e serviços no Marketplace da Kiri”, diz o responsável.
Mas como são analisados os dados?
Cada quilómetro percorrido em cidade equivale a cerca de uma KiriCoin (cada KiriCoin corresponde a dois cêntimos de euro). Assim, considerando uma quilometragem anual em cidade de dez mil km, é possível acumular o equivalente a 150 euros.
Segundo a Stellantis, no futuro, esta iniciativa poderá ser alargada para recompensar comportamentos sustentáveis noutros sectores, como por exemplo a aquisição de energia renovável e produtos e alimentos orgânicos.
Para o recém-formado grupo, o novo 500 pode ser considerado “o primeiro passo neste novo sistema que recompensa não a compra, mas sim os comportamentos sustentáveis”.
https://fleetmagazine.pt/2021/03/03/fiat-professional-e-ducato/
Para incentivar a utilização do novo Fiat 500, são oferecidas recompensas extra aos condutores que conseguirem a mais elevada eco:Score, funcionalidade dos Uconnect Services que pontua o respetivo estilo de condução numa escala de 0 a 100, para ajudar a otimizar o consumo de energia em tempo real.
Os clientes dos principais mercados europeus com maior pontuação terão acesso a ofertas adicionais de empresas parceiras como a Amazon, Apple, Netflix, Spotify Premium e Zalando.
Resumindo, a Kiri permitirá à Stellantis oferecer aos seus clientes:
- A capacidade de acumularem criptomoedas ao conduzir;
- O acesso a um Marketplace dedicado a ofertas respeitadoras do ambiente;
- Recompensas adicionais pelos estilos de condução ambientalmente mais conscientes, com base no eco:Score alcançado.