A Special Vehicle Operations (SVO) da Jaguar Land Rover projetou e desenvolveu uma versão personalizada do novo Land Rover Discovery para a Cruz Vermelha Austríaca.

Trata-se de um veículo com um sistema de comunicação avançado, fruto da colaboração entre a Jaguar Land Rover e a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), a maior organização humanitária do mundo.

A equipa da SVO trabalhou em estreita colaboração com a Cruz Vermelha Austríaca para desenvolver um Land Rover único para ser utilizado pelas suas equipas de salvamento.

Este projeto quer ajudar a Cruz Vermelha a salvar vidas, uma vez que o seu objetivo é reduzir o tempo de resposta em caso de acidente.

A Land Rover ajuda a Cruz Vermelha desde 1953, tendo já disponibilizado 120 veículos à IFRC para a sua utilização nos quatro cantos do mundo. O “Project Hero” incorpora um drone no tejadilho do veículo.

É a primeira vez que se incorpora um sistema de aterragem totalmente integrado num modelo automóvel, bem como a tecnologia de centralização automática que facilita a aterragem do drone no “Project Hero” quando o veículo está em movimento.

Este novo sistema com utilização de drone aumenta ainda mais a extraordinária capacidade do novo Discovery. A partir do drone podem ser enviadas imagens em directo para as equipas de salvamento da Cruz Vermelha, ajudando-os nos seus tempos de resposta e melhorando a sua rapidez de auxílio em situações de deslizamentos de terra, inundações e avalanchas.

As súbitas alterações nas superfícies podem invalidar os mapas existentes e representam um desafio acrescido ao perigo e à dificuldade de salvar os sobreviventes. Por isso, a vista aérea do drone é bastante prática uma vez que ajuda as equipas de salvamento a examinar a área afetada desde uma distância prudente de segurança.

O “Project Hero” estará no centro de formação da Cruz Vermelha Austríaca em Erzberg, na região montanhosa das minas de Eisenerz, e em Viena, durante 12 meses a partir de junho de 2017.

O drone será utilizado em simulacros que permitem desenvolver novas técnicas para ajudar a resolver situações simples e em testes relacionados com desastres naturais complexos, incluindo operações de salvamento noturnas e em bosques de grande densidade.

A Cruz Vermelha também utilizará o “Project Hero” em situações de emergência provocadas por desastres naturais, como grandes nevões, inundações e terremotos.