A Jaguar Land Rover está a desenvolver um protótipo de veículo elétrico com pilha de combustível de hidrogénio (FCEV) para o novo Land Rover Defender.
Os testes deste protótipo, que começam este ano no Reino Unido, são mais um indicador do objetivo da Jaguar Land Rover em reduzir a zero as emissões de escape dos seus veículos até 2036 e alcançar a neutralidade carbónica em toda a sua cadeia de fornecedores, produtos e operações antes de 2039.
Este projeto de engenharia, denominado Projeto Zeus, é financiado pelo Advanced Propulsion Centre e vai permitir à equipa de engenharia da Jaguar Land Rover compreender como otimizar um motor de hidrogénio para disponibilizar o desempenho e a potência esperados, tanto no que respeita à autonomia e ao carregamento como às capacidades de reboque e todo-o-terreno.
Ralph Clague, Head of Hydrogen and Fuel Cells da Jaguar Land Rover, diz que a marca reconhece a importância do hidrogénio nos motores do futuro em todo o sector dos transportes e que, em conjunto com os veículos elétricos a bateria, é mais uma solução sem emissões de escape “à altura das características e requisitos da gama de veículos da Jaguar Land Rover”.
“A colaboração com os nossos parceiros no Projeto Zeus irá ajudar-nos neste trajeto, cuja meta é atingir a neutralidade de carbono antes de 2039, enquanto nos preparamos para a próxima geração de veículos sem emissões de escape”, conclui.
Para desenvolver o Projeto Zeus e ajudar a investigar e conceber o protótipo do Defender a hidrogénio, a Jaguar Land Rover contará com o apoio de parceiros como a Delta Motorsport, a AVL, a Marelli Automotive Systems e o UK Battery Industrialisation Centre.