Em abril de 2025, a Leapmotor chega a Portugal e logo com dois modelos: o urbano T03 e o SUV C10.

A grande particularidade da Leapmotor International, joint-venture liderada pela Stellantis, é a aposta em soluções de mobilidade elétricas acessíveis e equipadas com a mais recente tecnologia.

Prova disso são os preços (já com IVA, não inlcuíndo despesas de legalização e transporte) propostos para estes dois modelos:

  • T03, disponível apenas num nível de equipamento, por 19.600 euros
  • C10, disponível em duas versões de equipamento, Style e Design, com preços de 37.400 euros e 38.900 euros, respetivamente.

Questionado pela FLEET MAGAZINE sobre o posicionamento da Leapmotor junto das empresas, João Câmara, diretor da marca em Portugal, é categórico na afirmação: “a nossa abordagem B2B vai ser forte”. Tendo em conta o mercado empresarial em Portugal, o responsável esclarece que estão previstos descontos para empresas, embora não estejam definidos valores fixos, uma vez que cada caso será analisado consoante a dimensão da empresa e o volume da frota a encomendar.

“Estamos atentos às empresas e queremos que a Leapmotor seja considerada na short list dos clientes empresariais”, acrescentou ainda João Câmara.

Leapmotor: um salto em frente

“É a marca que faltava para trazer [ainda mais] variedade ao grupo Stellantis”. É assim que os responsáveis da Leapmotor International definem este novo emblema, de génese chinesa, que chega a Portugal com uma missão: “incluir tecnologia numa marca centrada no cliente, com produtos de qualidade a um preço justo e competitivo, e que beneficia da confiança da Stellantis e da sua rede de distribuição”. Rede de distribuição essa que, numa fase inicial, contará com seis concessionários espalhados de norte a sul do país. A saber:

  • Loures/Lisboa – Concessão Stellantis &You Sacavém
  • Porto – Concessão Filinto Mota
  • Amadora – Concessão Stellantis &You
  • Setúbal – Concessão Stellantis &You
  • Braga – Concessão Ethos
  • Viseu – Auto Martinauto

A Leapmotor assenta numa História que, embora ainda curta, revela volumes já bastante interessantes: desde 2019 vendeu qualquer coisa como 400 mil veículos elétricos na China.

Esta abordagem firmada no pressuposto de que fabrica automóveis “competitivos, inovadores e acessíveis a todos os bolsos”, conforme os definia Mónica Mira, Country Brand Manager da marca para o mercado ibérico, foi confirmada pela FLEET MAGAZINE ao longo de um dia, durante o qual houve a oportunidade de testar em primeira mão os modelos T03 e C10 – elétricos que são apenas o início de uma ofensiva que, nos próximos três anos, prevê colocar nas estradas nacionais mais cinco modelos.

T03

Será mais uma no leque das ainda escassas propostas de citadinos elétricos acessíveis.

Este automóvel compacto de cinco portas do segmento A foi pensado para as cidades, com uma autonomia urbana anunciada de 395 km (distância que baixa para 265 km se considerarmos ciclo de condução combinado).

Compatível com cabos de carregamento Tipo 2 e CCS2, o T03 inclui um carregador de bordo de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento em corrente contínua (DC) de 48 kW.

Quanto a tempos de carregamento:

  • 3,5 horas num carregador doméstico (entre 30% e 80%)
  • 36 minutos num posto de carregamento DC (entre 30% e 80%)

Estes valores são conseguidos graças a uma bateria de iões de lítio com 37,3 kWh de capacidade, que aliada a um motor elétrico com 70 kW de potência (95 cv), produz um binário máximo de 158 Nm e garante uma velocidade máxima de 130 km/h a este pequeno elétrico. Pequeno porque as suas dimensões não enganam: 3,62 metros de comprimento, 1,57 metros de largura e 1,65 metros de altura. E se considerarmos a altura como um elemento fundamental na hora da decisão por um veículo de dimensões compactas, principalmente para indivíduos de maior estatura, o T03 oferece 960 mm de altura livre nos bancos traseiros e 950 mm de altura livre nos bancos dianteiros.

No capítulo da segurança, o T03 inclui uma plataforma de hardware com três câmaras, dois radares de ondas milimétricas e três radares ultrassónicos, responsáveis pela implementação de dez funções ADAS (o que garante condução inteligente de nível L2). Assim, o sistema ADAS deste citadino elétrico inclui:

  • Aviso de Saída da Faixa de Rodagem
  • Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Controlo de Velocidade de Cruseiro Adaptativo
  • Aviso de Colisão Frontal
  • Travagem Automática de Emergência
  • Assistência Inteligente à Velocidade
  • Alerta de Sonolência do Condutor
  • Deteção de Ângulo Morto
  • Aviso de Abertura de Porta

Sobre este carro, resta dizer apenas que configurável, só nas cores (Branco Lunar, Cinzento ou Azul Glaciar). A sua gama é composta por apenas uma versão, com o preço acima referido de 19.600 euros.

C10

leapmotor

É o primeiro Leapmotor criado para o mercado mundial. Este SUV do segmento D baseia-se na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela marca – inclui uma configuração eletrónica integrada centralmente, um cockpit inteligente e o sistema Cell-to-Chassis – integra as células da bateria na estrutura do veículo, o que melhora não só a disposição das baterias, mas também poupa espaço e aumenta a rigidez torsional do chassis (42.500 Nm/grau).

Espaço e conforto: predicados amplamente testados e reconhecidos pela FLEET MAGAZINE a bordo deste SUV de grandes dimensões (4,73 metros de comprimento, 1,90 metros de largura, 1,68 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,82 metros).

Uma das características dignas de nota deste SUV é, de facto, o seu espaço interior. Com 435 litros de capacidade na bagageira, esse volume pode aumentar para 1.410 litros quando rebatidos os bancos traseiros (este espaço pode atingir uma profundidade máxima de 1,83 metros e uma largura de 1,11 metros).

Mas é no espaço interior flexível que a Leapmotor coloca boa parte das suas fichas. O C10 permite inúmeras opções de configuração dos bancos para disponibilizar diferentes formatos consoante as necessidades dos seus utilizadores. Exemplo disso é a possibilidade de se rebaterem bancos dianteiros e traseiros, com a marca a garantir que o C10 pode, ele mesmo, tornar-se numa “cama de casal com 1,8 metros de comprimento e 1,2 metros de largura”.

No tocante à mecânica elétrica, o C10 está equipado com um motor de 160 kW (218 cv) e 320 Nm de binário, com este último a ser distribuído de forma linear, otimizado tanto para velocidades médias como altas.

Nota para a palavra “velocidade”, constante em condução, que pode aqui ser aprendida pelo C10. Sim, a Leapmotor dotou este veículo de um modelo de Inteligência Artificial, que pode aprender os hábitos de condução do utilizador e assim adaptar-se ao longo do tempo, melhorando constantemente as estratégias de software para otimização do seu próprio desempenho.

No que respeita a carregamento das baterias de 69,9 kWh (autonomia de 420 km WLTP), o C10 equipa um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade do conjunto de baterias em 6,1 horas. Já para um carregamento rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em meia hora.

Distinguido pelo Euro NCAP com classificação de 5 estrelas, o Leapmotor C10 inclui um sistema de funções avançadas para garantir a proteção do condutor e passageiros. Equipa uma estrutura de elevada resistência, concebida para absorver e dispersar eficazmente a energia em caso de colisão.

Este inclui 17 funções de assistência ao condutor de entre as quais se destacam:

  • Travagem de Emergência Avançada
  • Manutenção na Faixa de Rodagem
  • Deteção do Ângulo Morto
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo
  • Programa Eletrónico de Estabilidade
  • Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros
  • Câmara de 360º

Tal como o seu irmão mais novo T03, o C10 é lançado no mercado com uma gama simplificada, dividida apenas em duas configurações: Style e Design. Uma solução que, diz a Leapmotor, foi pensada para agilizar o processo de escolha do cliente, oferecendo ambas as versões níveis de equipamento completo.

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Um dos três pilares da estratégia Free2move Charge da Free2move eSolutions, o Free2move Charge Business assenta numa plataforma de balcão único e inclui um conjunto completo de serviços de carregamento e de energia para a transição energéticas das empresas.

Inclui apoio inicial, aconselhamento sobre soluções de carregamento, estimativa dos custos de funcionamento iniciais e futuros, dimensionamento correto da infraestrutura de carregamento, instalação, manutenção e acesso ao carregamento público em viagem.